quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Seminário Consea - Inscrição

O CONSEA-MG vem realizando desde o mês de março de 2007 encontros com representantes de instituições de ensino superior de Minas Gerais a fim de aprofundar propostas de ações conjuntas entre o CONSEA-MG, instituições de ensino superior e o movimento social no que diz respeito ao tema da segurança alimentar e nutricional sustentável.

Um dos resultados dessa articulação é a publicação de trabalhos acadêmicos sobre a contribuição das instituições de ensino superior para a segurança alimentar e nutricional sustentável em Minas Gerais. Os trabalhos já foram analisados e estão em fase de formatação para a gráfica. O lançamento está previsto para o mês de outubro.

Outra ação em andamento é o seminário estadual com a contribuição das instituições de ensino superior e sociedade civil para a segurança alimentar e nutricional sustentável. O mesmo já está sendo divulgado para inscrições de trabalhos. As orientações e informações seguem abaixo.

I SEMINÁRIO "A CONTRIBUIÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E SOCIEDADE CIVIL PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL EM MINAS GERAIS"

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais – CONSEA-MG promove, em parceria com instituições de ensino superior do Estado, o Seminário "A Contribuição das Instituições de Ensino Superior e Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável em Minas Gerais". O evento acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2008, no Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte.

Os objetivos do Seminário são:

· Criar um espaço para compartilhar e divulgar ações das instituições de ensino superior mineiras e da sociedade civil que se relacionam com o tema da segurança alimentar e nutricional sustentável;

· Contribuir para o fortalecimento da política estadual de segurança alimentar e nutricional sustentável;

· Propiciar o intercâmbio e a troca de experiências.

INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Serão aceitas inscrições para apresentação de trabalhos de extensão ou pesquisa executados ou em execução pelas instituições de ensino superior, bem como experiências comunitárias e sociais de entidades da sociedade civil.

1. Temática dos trabalhos

Os trabalhos deverão estar relacionados com o temário da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável que, de acordo com a Lei Estadual 15.982/06, é entendida como a garantia do acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, com base em práticas alimentares saudáveis, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis, sem comprometer o acesso as outras necessidades essenciais.

O critério para a seleção dos trabalhos incluirá análise dos seguintes pontos:

· Contribuição para a garantia da segurança alimentar e nutricional sustentável da população.

· Parceria entre instituição de ensino superior e sociedade.

· Integração em um dos seguintes eixos temáticos:

o Meio Ambiente e Sustentabilidade

o Produção, Tecnologia de Alimentos e Abastecimento

o Promoção de Práticas Alimentares e Hábitos de Vida Saudável

o Geração de Trabalho e Renda

Eixos Temáticos:

Os eixos temáticos são grandes áreas que abarcam experiências relacionadas com o temário da segurança alimentar e nutricional sustentável. Para efeito deste seminário, são levados em consideração quatro eixos, a saber:

A – Meio ambiente e sustentabilidade: ações em segurança alimentar e nutricional sustentável que envolvem desenvolvimento sustentável, biodiversidade, uso dos recursos naturais e da água, formas sustentáveis de produção agroalimentar e comunidades tradicionais.

B – Produção e tecnologia de alimentos e abastecimento: compreende neste eixo, as políticas de apoio e fortalecimento da agricultura familiar e agroextrativismo; biotecnologia; abastecimento alimentar; agricultura urbana e periurbana; vigilância sanitária e controle de qualidade; beneficiamento e processamento de alimentos e agroecologia.

C – Promoção de práticas alimentares e hábitos de vida saudável: A produção de hábitos de vida saudável engloba ações de promoção de saúde e nutrição, educação Alimentar e nutricional, cultura e comportamento alimentar, princípios da alimentação saudável nos ciclos de vida, alimentação Escolar, vigilância nutricional, capacitação e treinamento, higiene na manipulação de alimentos, atividade física e educação para esporte e sua relação com a segurança alimentar e nutricional sustentável.

D – Geração de trabalho e renda: em geração de trabalho e renda incluem-se ações relacionadas com a economia popular solidária, cooperativismo e associativismo em processos produtivos em segurança alimentar e nutricional sustentável.

2. Inscrição

· A inscrição será feita mediante o envio do resumo do trabalho para o e-mail: seminario.conseamg@gmail.com

· O resumo deverá ser apresentado em Word e seguir as seguintes indicações:

o Tamanho: até uma página de formato A4, com margem 2cmx2cmx2cmx2cm, Fonte Arial 12, espaçamento simples.

o Conteúdo: Título – autores – instituição – indicação do eixo temático do seminário – resumo do trabalho

· Os resumos deverão ser enviados até o dia 19 de setembro de 2008.

3. Apresentação no Seminário

A forma de apresentação poderá ser feita através de exposição oral, banner, painel, cartaz e exposição de produtos. A comissão organizadora do seminário selecionará, entre os trabalhos recebidos, aqueles que serão indicados para apresentação oral.

4. Observações:

A programação, bem como outras informações acerca do seminário, serão encaminhadas posteriormente. Outras informações poderão ser consultadas no sitio eletrônico do
A forma de apresentação poderá ser feita através de exposição oral, banner, painel, cartaz e exposição de produtos. A comissão organizadora do seminário selecionará, entre os trabalhos recebidos, aqueles que serão indicados para apresentação oral.

4. Observações:

A programação, bem como outras informações acerca do seminário, serão encaminhadas posteriormente. Outras informações poderão ser consultadas no sitio eletrônico do CONSEA-MG: www.consea.mg.gov.br ou pelos telefones: (31) 3249-9200 / 3249-9214.

Fonte: CONSEA-MG

0 Comments: