segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Trem das Artes chega em Brumadinho neste final de semana

Trem das Artes 2009

Caravana cultural desembarca mais uma vez em Brumadinho

O projeto Trem das Artes que está perto de encerrar a programação cultural de 2009 chega neste final de semana no município mineiro de Brumadinho. A cidade está pela segunda vez recebendo as atividades artísticas, culturais e educativas propostas pelo projeto.

A primeira atração a ser desenvolvida em Brumadinho será a oficina “Planejamento Cultural”, de 4 a 13 de novembro, na Secretaria Municipal de Educação. Ministrada pela gestora cultural Ana Flávia Macedo de Almeida, em 25h/aula, o objetivo da atividade é capacitar tecnicamente os gestores culturais da localidade para a utilização de técnicas de diagnóstico participativo e de planejamento.

Abordando os temas: “Técnicas de diagnóstico participativo (DRP)”, “Planejamento na Cultura” e “Um pouco da história do processo de institucionalização da cultura e das políticas de cultura no Brasil”; a oficina será desenvolvida em duas etapas. O primeiro momento será um exercício de mapeamento da cultura local, realizada em campo, tendo os participantes como pesquisadores e a segunda parte a realização da oficina de Planejamento Cultural, com aulas teóricas e exercícios práticos, com a aplicação de metodologia de diagnóstico participativo.

Ao final do processo participativo, a intenção é destacar diretrizes para a proposição de ações culturais para o município, contribuindo para uma futura implementação de um planejamento estratégico.

A oficina “Planejamento Cultural” é gratuita e destinada aos artistas, gestores públicos, agentes e produtores culturais de Brumadinho e região.

Arte, educação e cultura para todos

No final de semana (14 e 15 de novembro), o Trem das Artes promoverá gratuitamente para toda população de Brumadinho uma rica e diversificada programação que inclui teatro, espetáculo musical, contação de histórias e oficina para crianças.

No sábado (14/11) as atividades começam a partir de 20h, com o grupo da cidade “Gema de Teatro”. Às 20h30 será a vez de “Titane e o Campo das Vertentes”. A atração representa a consolidação de todas as atividades, reflexões e processos vivenciados no projeto de mesmo nome. Neste espetáculo sobem ao palco a cantora Titane, o coro cênico-musical composto por participantes do projeto e o grupo Rosa dos Ventos. O repertório é composto por canções de Sérgio Pererê e Makely Ka, incluindo poemas, representantes da nova geração da música mineira que tem em seus trabalhos elementos diversos da música brasileira e do mundo.

“Titane e o Campo das Vertentes” tem a direção geral de João das Neves, preparação corporal de Irene Zivianni e figurino produzido por Cláudia de Paula.

No domingo (15/11), a primeira atividade inicia-se às 9h, com a oficina “Berimbalança”. Destinada ao público infantil e coordenada pelo professor de educação física Freddy Freiha, a oficina mistura técnicas da capoeira e do circo estimulando o desenvolvimento da criança em cinco pilares estruturais: motor, afetivo, social, cultural e cognitivo. Na oficina, músicas infantis cantadas na escola são transportadas para o universo da capoeira.

Logo depois, às 11h, será a vez da atração “Rúbia: brincando e contando histórias”. O espetáculo, apresentado pela animadora, educadora e contadora de histórias Rúbia Mesquita, promete transportar crianças e adultos para um mundo mágico. Atividades lúdicas, dinâmicas e cantigas fazem parte da peça dirigida por Renata Mesquita e Fernanda Andrade. A apresentadora também abordará o tema da segurança nas linhas do trem. Durante uma conversa divertida e educativa com um maquinista da MRS ela vai falar sobre a importância da ferrovia, informando e conscientizando as crianças com relação aos perigos que a linha de trem representa e sua essencial função como meio de transporte.

Todas as atividades culturais de sábado e domingo são gratuitas e acontecem no estacionamento da rua da Câmara Municipal, na entrada da cidade.

O projeto

Em sua sexta edição, o Trem das Artes, uma realização do Instituto Artivisão com o patrocínio da MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vem se configurando como um dos grandes projetos itinerantes dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Iniciado no dia 8 de setembro, o projeto já passou por Conselheiro Lafaiete, Bom Jardim de Minas, Entre Rios de Minas e Sarzedo, todos municípios mineiros e por Pinheiral e Paraíba do Sul, ambas localizadas no estado do Rio de Janeiro.

A última parada do Trem das Artes 2009 acontece em Itaguaí (RJ), de 17 a 29 de novembro. O grande objetivo do programa é contribuir para o processo de formação da identidade cultural, propiciando a todos o acesso democrático ao melhor da arte e da cultura.

Serviço
Trem das Artes
Data: 8 de setembro a 29 de novembro
Brumadinho: 4 a 15 de novembro
Cidades: Conselheiro Lafaiete (MG), Bom Jardim de Minas (MG), Entre Rios de Minas (MG), Pinheiral (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Sarzedo (MG), Brumadinho (MG) e Itaguaí (RJ)
Programação Gratuita

Realização
Instituto Artivisão

Patrocínio
MRS Logística
Fontes para entrevista:
Patrícia Lamego – Coordenadora Geral do Projeto Trem das Artes
Contatos: (31) 3241-5880 ou (31) 9217-4812
Carmem Maron – Assessora de Comunicação Empresarial da MRS
Contatos: (32) 3239-3604 ou (32) 8427-1158

Assessoria de Imprensa:
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Sérgio Stockler (31) 9143-1001
Pollyanna Alcântara (31) 9752-4058
Telefones: (31)3264-4404
E-mail:
pollyanna@sinaldefumaca.com.br

0 Comments: