segunda-feira, 30 de novembro de 2009

7° Encontro Nacional de Fé e Política em Ipatinga

7° Encontro Nacional de Fé e Política acontece em Ipatinga


Aconteceu neste sábado (28) e domingo (29) no Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro em Ipatinga, o 7° Encontro Nacional de Fé e Política, com o tema “Cuidar da Vida: Espiritualidade, Ecologia e Economia”.


O encontro faz parte do Movimento Nacional Fé e Política, que surgiu no final da década de 80 com o intuito de reunir grupos informais de reflexão sobre a política à luz da fé cristã. Durante o encontro, foram realizadas 20 plenárias em salões paroquiais, igrejas e escolas situadas no Vale do Aço.


Os temas debatidos foram Impasses e perspectivas do movimento sindical; Novos caminhos da América Latina e Caribe; Espiritualidade e profetismo; Consciência planetária; Ética e transformação social das instituições; Poder popular e democracia participativa.


Caravanas de várias cidades do País estiveram presentes na abertura que contou com a presença de várias autoridades.


O prefeito de Ipatinga, cidade anfitriã, Robson Gomes (PPS), participou da abertura ao lado da presidente da Câmara de vereadores de Coronel Fabriciano, Andréia Botelho (PPS) e da prefeita de Governador Valadares Elisa Costa (PT).


Também presentes na abertura, os petistas, Chico Simões, prefeito de Coronel Fabriciano, Humberto Lopes , prefeito de Belo Oriente e o deputado estadual Carlos Gomes.


O deputado federal, Alexandre Silveira (PPS), também compareceu ao encontro e disse que apesar das intensas atividades parlamentas em Brasília, não poderia se ausentar deste evento.


A presidente do PT de Ipatinga, Lente Teixeira, faz parte do Movimento.


Elma Guidine, de Ipatinga e os padres Ernesto Barcelos, de Riacho dos Machado e Daniel Higino Lopes, de Belo Horizonte, explicaram um pouco da história e missão movimento Fé e Política no Brasil. Segundo eles, a definição mais simples desta instituição seria a busca de uma aplicação prática da fé. Eles citaram várias conquistas alcançadas a partir do surgimento e atuação do grupo.

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, um dos fundadores do movimento, também esteve no encontro. Patrus disse que é importante os cristãos refletirem sobre sua responsabilidade política à luz dos princípios evangélicos e do ensino social cristão.


Os organizadores estimaram em mais de 3 mil pessoas o número de participantes.


O prefeito de Ipatinga, Robson Gomes (PPS), o prefeito de Belo Oriente, Humberto Lopes (PT) e o secretário de governo da Prefeitura de Ipatinga, Anderson Franco, ao lado de participantes do evento.

Programação completa do evento:

Sábado (28)
7h - Recepção e Credenciamento
8h - Abertura e Celebração
9h - Abertura
10h – Explanação “Cuidar da Vida: Espiritualidade, Ecologia e Economia”, ministrada por Patrus Ananias, Chico Alencar e Delze dos Santos Laureano
12h - Almoço
13h30 - Deslocamento para os locais onde acontecerão as plenárias temáticas
14 h - Plenárias temáticas
Fim de tarde - Momento Cultural no Parque Ipanema

Domingo (29)
8h – Celebração Ecumênica
9h30 – Explanação “Cuidar da Vida: Espiritualidade, Ecologia e Economia”, ministrada por Milton Schwantes, Dom Tomás Balduíno e Ivoni Reimer
11h30 – Envio ecumênico
12h – Encerramento
12h30 – Almoço e apresentação cultural

0 Comments: