sábado, 7 de novembro de 2009

Convite Odum é Fan


Convite Odum é Fan

No 5º Festival de Arte Negra de BH vai ter Dança Afro
Domingo 08/11/2009 - 13:00 h
Odum Orixás com o Espetáculo Baobá (Um Grito de Resistencia)

O tema condutor do espetáculo é a dança afro, que neste caso, traduz-se na condução fora do espaço sagrado mesclada a outras linguagens, como a dança primitiva e contemporânea,teatro e poesia.Pretendemos desta forma executar uma releitura da caminhada do povo africano na construção da diáspora africana no Brasil, já que estamos no espaço profano, sem, entretanto, descaracterizar as matrizes corporais dos movimentos praticados pelos nossos ancestrais em seus rituais sagrados.
Outro ponto de grande relevância é a relação entre música e dança. Buscamos um entendimento corporal que se materializa na comunicação entre movimento e sonoridades, fazendo com que cada participante tenha consciência do poder de seus corpos e vá desenvolvendo uma integração destes com o meio circulante. Esta integração se refere não apenas ao elemento musical, mas também à Relação entre cada pessoa do grupo.
Portanto, não é por acaso que durante espetáculo dançamos em filas, ou circulo, “degustando” do prazer de aprender e compartilhar e pensar o corpo como instrumento de transmissão de cultura pretendemos colocar em prática uma lógica onde o importante não é apenas a dança mas a transmissão de um cultura milenar que vem sendo contada por muitas gerações basicamente pela oralidade.

Espetáculo Baobá

01. Criação:
(Terra, Animais Marinhos,Terrestres e Alados, Fêmea Humana, Macho Humano e Vegetais)

02. Tambor:
(Nascimento das Religiões de Matriz Africana)

03. Trabalho:
Domínio da Terra e exploração de Semelhantes Escravos)

04. Sincretismo:
Oxum e Lavagem do Bomfim
Buscando formas de manter sua crença e cultura, os africanos e afro-brasileiros mesclam rituais aos rituais católicos, podendo assim praticar seus rituais sagrados, burlando as proibições dos padres e da sociedade

05. Estauinha
Busca da liberdade e proposta de resistência

06. Oju Obá
Olhar e proteção dos orixás sobre o povo negro

07. Guerreiros da Liberdade
Lutas e resistência na construção da diáspora

08. Obi
(Partilha do fruto sagrado de nosso trabalho)

Não percam e por favor divulguem

Contato:
Madu Santos
9925 7708

0 Comments: