sábado, 28 de novembro de 2009

Dia Mundial de Combate AIDS - 1º de Dezembro

1º de Dezembro – É dia de luta!

O Dia Mundial de Combate AIDS foi instituído em 1988, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos movimentos sociais de luta contra AIDS para mobilizar as pessoas no mundo todo na luta contra o HIV/AIDS. Esta data entrou na agenda do movimento LGBT que atua diariamente contra o estigma e o preconceito da doença e para exigir políticas públicas de enfrentamento a epidemia. Por mais que tenhamos grandes avanços e conquistas para reverter o quadro da epidemia de HIV e AIDS entre gays e travestis no país, ainda não é hora de festejar. A situação de gays e travestis é preocupante.

A homofobia é um elemento estruturante da vulnerabilidade. Segundo os estudos, o risco relativo à infecção pelo HIV: probabilidade de estar infectado entre os gays e outros HSH é 11 vezes maior que entre os homens heterossexuais*. Risco Relativo para AIDS - a probabilidade de desenvolver a doença entre gays e outros HSH é pelo menos 18 vezes maior que entre homens heterossexuais**. Mas infelizmente estes dados não têm sensibilizados os gestores públicos, pois os investimentos para as políticas públicas de prevenção ao HIV para população de gays e travestis não tem aumento na mesma proporção do risco relativo para AIDS.

Em 2008, foi lançada o Plano Nacional de Enfretamento a Epidemia de AIDS e outras DST entre Gays, Travestis e outros HSH, com o objetivo enfrentar a epidemia de AIDS e DST entre gays, outros HSH e travestis, por meio da redução de vulnerabilidades, estabelecendo respostas em prevenção, promoção e atenção integral a saúde. O Estado de Minas Gerais é um dos mais atrasados na elaboração e execução do Plano. Como se isso não bastasse, os representantes da Coordenação Estadual de DST-AIDS são trocados constantemente no que resulta numa fragilidade e retrocesso das ações e das políticas de enfrentamento constituídas no estado mineiro

Neste sentido, é preciso que o conjunto da militância LGBT e de luta contra AIDS assuma o seu papel histórico de controle social, mobilizar e pressionar o poder público para que se implemente políticas públicas consistentes de enfrentamento a epidemia de HIV/AIDS e outras DST para Gays, Travestis e a população em geral.

Ato Público – 1º de dezembro e Dia de Luta
Local: Praça Sete, às 16h.
Data: 1/12/2009
Belo Horizonte – MG


(* Scwarcwald e Aristides Barbosa Junior, 1999)

(** Risco relativo para AIDS dos homossexuais masculinos no Brasil, Beloqui J, Cadernos Pela Vida, 2006.)


Contato:
Carlos Magno: 8817-1170
Paulo Cezar: 8761-4750

0 Comments: