sábado, 28 de novembro de 2009

Muito Além das Montanhas

Muito além das montanhas

As Grutas e Cavernas são prova vivas de como a natureza, com seus processos, mudam as paisagens transformando o belo em algo ainda mais inacreditável. Os processos geológicos comuns e esperados, como as transformações químicas, tectônicas, biológicas e atmosféricas, contribuem para o surgimento e esculturas inacreditáveis das rochas.

Exatamente sobre as belezas, mistérios e curiosidades que envolvem esse processo de criação das mais belas obras naturais é que trata o livro “Grutas e Cavernas da Província Cárstica do Alto São Francisco Minas Gerais”. A obra será que será lançada no dia 1 de dezembro (terça-feira), às 20h, no Espaço 104 (Praça da Estação 104 – Centro).

Apaixonados pela natureza e encantados por sua beleza, o premiado fotógrafo, Cyro José Soares e o filósofo, Lincoln de Barros, uniram-se para descrever, através de fotos e textos, a fauna e flora que envolvem e completam as grutas e cavernas mineiras, localizadas na Província Cárstica do Alto São Francisco.

Loca da Lua de Mel, Abismo da Passagem, Lapa do Martinho, Toca do Susto, Sumidouro da Loca D´água, Buraco do Macaco, Gruta do Éden, Santuário, são algumas dos nomes dados a algumas das muitas cavernas e grutas da região.

“São muitos os nomes, são muitas as grutas, são muitas as suas formas. Abismo, abrigo, buraco, caverna, furna, gruta, lapa, loca, passagem, sumidouro, toca: as grutas e cavernas do Castre do Alto São Francisco não são apenas grutas e cavernas, são também a imaginação da Geografia, a poesia dos nomes dos lugares que se chamaram assim por mil razões e circunstâncias”, descreve Lincoln.

Para Cyro, que expressou em imagens sua admiração pela natureza no livro, as mais diversas regiões do país por onde passou, Minas, é sem dúvida, uma das mais belas e ricas.

Em “Grutas e Cavernas da Província Cárstica do Alto São Francisco Minas Gerais”, além de belas paisagens, o leitor poderá desfrutar de um texto poético que detalha questões históricas e curiosidades do local.

Sobre os autores:

Cyro José Soares é fotografo profissional desde 1969. Em 1983, fez sua primeira mostra fotográfica. Desde então, participa de vários projetos culturais e de diversas exposições e mostras no Brasil e no exterior. Cyro publicou seus trabalhos em várias revistas e livros especializados em fotografia ambiental em Minas Gerais e no Brasil, e tem vários prêmios em concursos fotográficos nacionais. Nos últimos anos, vem trabalhando freqüentemente em levantamentos fotográficos ambientais. É especialista em macrofotografia, necessidade geral nesses projetos. Sua obra mais recente foi o lançamento, em 2008, do livro “Vereda, berço das águas”, com fotos das veredas do sertão mineiro, em coautoria com o geógrafo Ricardo Soares Boaventura.

Lincoln Avelino de Barros é filósofo, especialista em análise de sistemas e Mestre em Tecnologia da i nfo rmação na Administração Pública. Por esta dupla formação foi analista de sistemas, gerente e coordenador de projetos em empresas públicas e privadas durante vários anos. Foi também professor universitário e consultor em programas de desenvolvimento e em planejamento participativo em vários projetos de desenvolvimento no Brasil e na America Latina.

Agenda:

Lançamento: “Grutas e Cavernas da Província Cárstica do Alto São Francisco Minas Gerais”
Data: 01 de dezembro (terça-feira) // Horário : 20h
Local: no Espaço 104 (Praça da Estação 104 – Centro).
Informação: 3463-8282
Entrada Franca

Informações para a imprensa:

Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3225-1116/(31) 3221-9241/(31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: