segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Estação Pátio Savassi 21/11 - Palestra Ecos de Zumbi

Palestra "Ecos de Zumbi" celebra Dia Nacional da Consciência Negra no Estação Pátio Savassi

O ator e diretor teatral Evandro Nunes participa do Estação Pátio Savassi do dia 21 de novembro, sábado, a partir das 11h, com o tema: “Ecos de Zumbi”, no Espaço Cultural Terraço Leitura, na Leitura Pátio Megastore (Av. do Contorno, 6061/Piso L3- Savassi). A entrada é franca.

Na palestra, Evandro Nunes irá falar sobre a arte negra no século XXI e a importância da cultura contemporânea afro-brasileira, que se reflete na polifonia das vozes que ecoam nas cidades. Após a palestra, haverá apresentação do Grupo Negraria.

Evandro Nunes é ator, diretor de teatro, educador social, pedagogo, arte-educador e, atualmente, presidente do Grupo Negraria.

Negros no Brasil

O Brasil pode ser considerado o país com maior diversidade de raças do mundo, e o mais ‘negro’ depois da África. Aqui, em cada lugar, em cada tradição, é possível perceber traços da herança africana incorporados à vida dos brasileiros. Mesmo com todas as lutas e repressões, a alegria deste povo não foi abalada, e se manifestou na música, dança, arte e, muito forte, na culinária. As muitas riquezas trazidas pelos negros é que ajudaram a construir o Brasil de hoje.

Zumbi dos Palmares foi o maior símbolo brasileiro da resistência contra a opressão dos negros e escravos. O dia de sua morte, 20 de novembro, foi proclamado, em 1995, o Dia Nacional da Consciência Negra.

Exemplo como o de Zumbi e, atualmente, do Grupo Negraria, coletivo de artistas negros, que trabalha o resgate dos antepassados como forma de valorizar a arte negra contemporânea, reforça a presença da herança africana entre nós.

Estação Pátio Savassi

O ‘Estação Pátio Savassi’ é um projeto do Shopping Pátio Savassi, coordenado pela Estação do Saber, com curadoria de Júlia Andrade Ramalho Pinto. A iniciativa promove palestras gratuitas para o público do shopping, abordando temas atuais e variados. Os convidados são intelectuais, escritores e profissionais renomados e os debates levam cultura e entretenimento às manhãs de sábado do shopping. Em novembro, o tema das palestras aborda o ‘Olhar Contemporâneo’.

Debates online

As palestras do projeto podem ser acompanhadas pelo Twitter (www.twitter.com/arpjulia), onde são postadas frases e comentários ao vivo. Além disso, para dar continuidade ao debate, as discussões dos temas seguem no ambiente virtual através do fórum: www.estacaodosaber.art.br. Nestes ambientes, o objetivo é buscar redes sociais que discutam temas relativos à cultura.

Agenda: Estação Pátio Savassi – Palestra: “Ecos de Zumbi”
Data: 21 de novembro de 2009, sábado
Horário: 11h
Local: Leitura Pátio Savassi
Av. do Contorno, 60613º andar - Savassi
Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263-8500
www.patiosavassi.com
Entrada Franca

Informações para a Imprensa:
Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Tel: 31.3227.4566 / 3223.5137 / 9404.0102 / 9404.0123
Jornalista responsável: Cilene Impelizieri
hipertexto@hipertextoweb.com.br
www.twitter.com/hipertextoweb

Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos e Patrícia Leris
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8719-8873
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

0 Comments: