terça-feira, 10 de novembro de 2009

Alimentos Funcionais e Segurança Alimentar

Oficina mostra como os alimentos funcionais podem ser aliados da segurança alimentar

O site Mobilizadores COEP vai realizar, de 16 a 20 de novembro, a oficina on-line "Alimentos funcionais e segurança alimentar". O objetivo da atividade é mostrar como frutas e hortaliças, dentre outros alimentos, muitas vezes encontrados em hortas e canteiros familiares e comunitários, podem ajudar tanto na prevenção e controle de doenças quanto no combate à insegurança alimentar, que ainda atinge tantos brasileiros. A facilitadora da oficina será a agrônoma Márcia Vizzotto, da Embrapa Clima Temperado, empresa associada ao Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP).

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alimento funcional é aquele que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica.

Márcia Vizzotto explica que o consumo diário do alimento funcional pode a judar na prevenção de doenças ou amenizar sintomas de algumas doenças já estabelecidas, mas alerta que eles não podem ser confundidos com medicamentos e nem devem substituir nenhum medicamento indicado pelo médico.

Ela afirma que as frutas nativas de cada região brasileira são ótimos exemplos de alimentos funcionais e podem ser uma opção viável para o consumo das populações de baixa renda, assim como as verduras e legumes, que podem ser produzidos facilmente em hortas comunitárias e escolares.

As inscrições para a oficina on-line podem ser feitas até 12 de novembro, pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com. Para participar é preciso estar cadastrado no site. O processo é simples e rápido. Basta acessar o site (www.mobilizadores.org.br) e clicar em "Seja um mobilizador".

Os inscritos que lerem o material de apoio e deixarem perguntas e/ou comentários reflexivos no minifórum da oficina receberão um certificado de participação emitido pela Rede Mobilizadores COEP

Mais informações sobre a oficina ou sobre o Mobilizadores COEP podem ser obtidas pelo telefone (21) 2528-3352.

Fonte: Coep

Assessoria de Comunicação
www.presidencia.gov.br/consea

0 Comments: