quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Alimentos Funcionais - Comida certa para prevenir doenças

Comida certa para prevenir doenças

Maria Cristina Miguez/Especial para BR Press

(BR Press) - Mudar a mentalidade na saúde. Esta é a proposta da pesquisadora da Unicamp, a nutricionista Gláucia Pastore. Segundo ela, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderia baixar seus custos se apostasse mais da prevenção do que no tratamento da doença. Pastore afirma que 70% dos custos do SUS são destinados ao tratamento de enfermidades que podem ser evitadas com alimentação adequada ou funcional.

Os alimentos funcionais

Alimento funcional é aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. Pastore sugere que a utilização de antioxidantes para prevenção e tratamento de várias doenças crônico-degenerativas como, diabetes, colesterol alto, artrite reumatóide, artrose, doenças cardiovasculares, pode mudar essa estatística.

A nutricionista chama a atenção quanto à freqüência de uso dos alimentos funcionais. "Para se obter os benefícios dos alimentos ou de uma suplementação é preciso haver um consumo contínuo. Além disso, o estilo de vida e o bom funcionamento da flora intestinal são essenciais nesse objetivo", explica.

A farmacêutica Cristiane Fahl, reforça a idéia da pesquisadora da Unicamp, assegurando que os alimentos funcionais fazem parte da última tendência dentro da nutrição e estilo de consumo alimentar. "É a chamada quarta onda. Existe atualmente uma busca por mais saúde e bem-estar e a demanda por produtos com valor funcional é cada vez maior", destacou Cristiane.

Benefícios

No mercado há inúmeras ofertas de produtos ricos em substâncias antioxidantes, antiinflamatórias, imunoestimulantes, entre outras funções importantes para o equilíbrio do organismo. Um deles é a cápsula mole de ômega 3, que possui um alto teor de EPA e DHA – ácidos graxos polinsaturados, que auxiliam na redução da hipertensão e contribuem para a manutenção de níveis saudáveis de triglicérides. O ômega 3 é também um potente antioxidante oral e combate os malefícios da gordura trans.

Saiba mais sobre os benefícios dos alimentos funcionais:

Ômega 3: rico em ácidos graxos poliinsaturados do tipo ômega 3. A carência no organismo dessas substâncias desfavorece a neutralização dos radicais livres provenientes da gordura trans dos alimentos, auxilia a hiperlipidemia e a síndrome plurimetabólica. Uma dieta pobre em ômega-3 favorece o desenvolvimento de doenças crônicas cardiovasculares.

Óleo de linhaça: principal fonte de ácido linolênico (ácido graxo pertencente à família do ômega 3), lignana, ácido linoléico (ômega-6), ômega-9 e vitamina E. Uma dieta pobre em nutrientes presentes no óleo de linhaça favorece o desenvolvimento de hipertensão, queda do sistema imunológico, deficiência na cascata da coagulação, tensão pré-menstrual, mastalgia, hiperlipidemia, além de exacerbar processos inflamatórios, uma vez que o óleo de linhaça é conhecido como um antiinflamatório natural do organismo.

Lecitina de soja: a soja é a mais rica fonte natural de lecitina, sendo utilizada pelo corpo para construir grande parte dos tecidos nervosos e cerebrais. A carência de seus nutrientes pode elevar os níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides, levando ao acúmulo no organismo, prejudicando a capacidade de raciocínio, o controle muscular e a incidência de arteriosclerose.

Óleo de alho: é um germicida natural, com 1/10 da potência antibiótica da penicilina. O óleo de alho é efetivo contra germes e bacilos causadores de diversos males. A carência de seus componentes no organismo pode causar um baixo estímulo nas glândulas de secreção interna, diminuir a resistência orgânica, estimular a hipertensão e dificultar o processo circulatório, além de aumentar os níveis de colesterol no sangue e susceptibilidade a gripes, resfriados, reumatismo e diabetes. Possui efeito antitóxico, diminuindo a formação de toxinas no organismo.

Óleo de fígado de bacalhau: excelente fonte natural de vitaminas A e D para o organismo. A carência destes nutrientes favorece o acúmulo de colesterol e triglicérides no sangue, obesidade, celulite e flacidez, além de prejudicar a reabsorção óssea de cálcio, enfraquecer o sistema imunológico e diminuir a acuidade visual.

Óleo de prímula: rica em fonte de ácido gamalinolêico (GLA), essencial à manutenção do equilíbrio orgânico e bastante escasso nos hábitos alimentares. A carência dos nutrientes do óleo de prímula no organismo feminino pode causar alterações físicas e emocionais da tensão pré-menstrual (TPM), como irritação, estresse, insônia, cólicas menstruais, inchaço nos seios e retenção de líquidos. Na pele, a falta destes nutrientes pode levar ao descontrole da oleosidade cutânea.

0 Comments: