sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Carta de Brasília

CARTA DE BRASÍLIA * (na íntegra)

No ano em que o Centro de Filosofia Educação para o Pensar inicia as comemorações de seus 18 anos ininterruptos de lutas e ações por uma Educação Reflexiva em todos os segmentos escolares, reuniram-se no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, de 17 a 20 de julho de 2007, mais de 750 educadores e filósofos de todos os estados do Brasil no 4º. Congresso Nacional de Educação para o Pensar e Educação Sexual.
O tema do 4º. congresso, Filosofia, Educação e Paidéia - Educadores: profissionais em busca de uma formação integral, seguiu a linha reflexiva dos três congressos anteriores: Filosofia, Educação e Ética (2001); Filosofia, Educação e Cidadania (2003); e Filosofia, Educação e Estética (2005).
Ao final desse 4o. congresso, foram aprovadas por unanimidade as seguintes proposições de luta:
- Queremos romper com as práticas repetitivas e sem compromisso com o desenvolvimento da criatividade aplicada à resolução de problemas, tanto na vida pessoal como no campo profissional dos homens e mulheres que estamos formando no sistema de educação atual. Por isso, lutamos por um ensino reflexivo, filosófico e emancipatório em todos os níveis escolares.
- Defendemos que em nossas escolas a reflexão seja construída processualmente com a formação continuada dos professores, tanto em nível filosófico quanto sexual, oportunizada e viabilizada pelo Estado, por instituições e autoridades educacionais e pela livre vontade política dos educadores.
- Acreditamos que as práticas de reflexão, em todas as disciplinas e em todos os momentos da vida escolar, relacionam-se com as finalidades éticas da vida humana e correspondem aos apelos de indagar os sentidos filosóficos e existenciais de cada pessoa e das relações de produção social da vida.
- Buscamos formação plena e integral como educadores e também com nossos educandos, pois, ao desencadear indagações reflexivas estamos na direção de possibilidades criativas de construção da vida, na busca por sermos felizes.
- Conclamamos a todos os educadores de nosso País que agora, num momento crucial em que a Filosofia e a Sociologia voltam a fazer parte dos conteúdos do Ensino Médio, transformemos nossas escolas e nossas salas de aula em espaços da Cultura do Pensar, para que a escola cumpra sua função fundamental, no sentido de ter discernimento institucional de assumir o papel de formadora de seres reflexivos, cientes de seus direitos e deveres, no momento e lugar social em que vivem. Por isso, defendemos e levantamos a bandeira do Movimento Nacional - Educação para o Pensar: Filosofia no Ensino Fundamental.
Convidamos todos os educadores e filósofos de nosso País, comprometidos com uma Educação para o Pensar, que oportunizem e criem os meios para que possamos mudar nossos ambientes de trabalho, nossas instituições de ensino. Como? Sendo a expressão e a garantia desse Movimento Nacional, mediante a formação continuada, as práticas e os materiais filosófico-pedagógicos produzidos e utilizados nas aulas e as vivências escolares, que devem repercutir além do universo oficial de formação.
Brasília/DF, 20 de julho de 2007.
* Documento oficial do 4o. Congresso Nacional de Educação para o Pensar e Educação Sexual, lido e
aprovado na plenária final no dia 20/07 às 11h30min.

0 Comments: