sexta-feira, 13 de julho de 2007

Paulo Freire e Anísio Teixeira em reprise na TV Escola

Paulo Freire e Anísio Teixeira em reprise na TV Escola

A TV Escola exibe na próxima semana, entre os dias 16 a 22, os melhores documentários e séries que foram destaques no primeiro semestre. A vida e a obra dos educadores Paulo Freire e Anísio Teixeira serão reprisadas.

O documentário Paulo Freire — Contemporâneo retorna às origens das primeiras experiências de alfabetização e de educação popular, quase 50 anos depois de sua realização em Angicos (RN). O documentário mostra o quanto as idéias de Paulo Freire sobre pedagogia estão vivas e presentes nos dias atuais.
Trechos de entrevistas com o mestre e depoimentos de pedagogos e seus filhos ilustram o legado deixado por ele.

Ainda na faixa ensino fundamental tem Máquina de Fazer Democracia: Vida e Obra de Anísio Teixeira, documentário que apresenta a biografia do educador baiano e o seu legado ao processo educacional brasileiro. Já o documentário Do Tejo ao Tietê mostra a importância dos barcos à vela e a remo para a ocupação da costa brasileira e como esse tipo de navegação vem desaparecendo gradualmente das bacias fluviais do país.

Para o ensino médio tem O Belo, programa da série Arte e Matemática, que aborda o conceito do belo nas manifestações artísticas, ao longo da história. Já Sete Maravilhas da Grécia Antiga mostra grandes realizações arquitetônicas da civilização grega, como o Partenon, o Colosso de Rodes, o Palácio de Cnossos, entre outras. O programa Brasília, da série Breve História das Capitais Brasileiras, apresenta diversos aspectos de cidade: a arquitetura singular, a relação histórica com o poder e o modo de vida das pessoas que moram na cidade.

E em Salto para o Futuro tem Televisão e Educação, série que tem por objetivo suscitar o debate entre educadores e comunicadores sobre a televisão que vemos (e que nos olha). A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky) e 237 (DirecTV) e também por antena parabólica analógica e digital.

Assessoria de Imprensa da Seed

www.mec.gov.br

0 Comments: