sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Trens turísticos de Minas são apresentados ao mercado paulista



Maria fumaça que faz o percurso entre São João del-Rei.
Foto:Divulgação/FCA

Um encontro com o passado que tem como cenário as montanhas de Minas Gerais. As viagens a bordo dos trens turísticos são mais que um passeio. O som do apito da Maria Fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes, no Campo das Vertentes, e as sinuosas curvas entre os morros do trecho entre Ouro Preto e Mariana, na região Central do Estado, levam ao coração do turista a nostalgia que todo mineiro carrega.

Estes atrativos foram o tema do Workshop Trens Turísticos - Encantos de Minas Gerais, realizado na noite dessa terça-feira (23), no
Espaço Minas Gerais, em São Paulo (SP). O evento teve o objetivo de incentivar a comercialização dos produtos turísticos mineiros, principalmente os trens turísticos, no mercado paulista. O workshop capacitou 70 agentes de viagem e contou com a presença do secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Maurílio Guimarães.

De acordo com o secretário-adjunto, os trens são atrativos singulares, que incitam, inclusive, a curiosidade do turista internacional. “Estamos em São Paulo ofertando o que Minas Gerais tem de melhor para o maior mercado emissor de turistas do Brasil”, afirmou Guimarães. Durante a capacitação, os agentes e operadores de São Paulo receberam informações sobre os atrativos turísticos dos passeios: Águas, Serra, Ouro Preto a Mariana, de São João del-Rei a Tiradentes e do trem de passageiros de Belo Horizonte a Vitória.

Para a supervisora comercial dos Trens Turísticos da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), Cássia Almeida, o workshop foi uma grande oportunidade para relembrar o mercado paulista dos encantos dos trens turísticos de Minas Gerais. “Estamos mostrando nosso trecho de Tiradentes a São João del-Rei, que já é consagrado, e também fazendo a apresentação comercial do trecho Ouro Preto / Mariana. Esperamos aumentar o número de visitantes e contribuir cada vez mais para que o destino Minas Gerais seja encantador”. Ainda de acordo com a supervisora, de janeiro a outubro de 2010, os dois trechos operados pela FCA transportaram mais de 150 mil passageiros.

Na sequência do workshop, houve um Encontro de Negócios, com a participação das operadoras mineiras de turismo MGM, New Line e CVC (Projeto Minas CVC) e também das empresas TRIP Linhas Aéreas, Hotel Tauá e Ferrovia Centro Atlântica, além dos agentes e operadores de turismo de São Paulo presentes no evento.

Trens Turísticos

Da histórica Estação Ferroviária de Belo Horizonte sai a locomotiva que leva o viajante por uma agradável viagem até Vitória, no Espírito Santo, atravessando o Quadrilátero Ferrífero e o Vale do Rio Doce. Para quem só quer fazer um bom programa no fim de semana, uma opção é seguir até a cidade de Barão de Cocais, na região Central de Minas Gerais, em um percurso de apenas 80 km.

O Trem das Águas percorre o trecho compreendido entre São Lourenço e Soledade de Minas, no Sul do Estado, com o objetivo de resgatar a memória da legendária ferrovia que ligava o eixo São Paulo/Rio de Janeiro à cidade de Três Corações, passando pelo Circuito das Águas. Guiada por uma autêntica locomotiva a vapor, a nostálgica viagem traz de volta o romantismo dos antigos passeios de trem de passageiros com toda sua poesia e beleza, enquanto o visitante degusta deliciosos queijos, doces e vinhos, relembrando os velhos tempos em que o progresso chegava pelos trilhos.

A Maria Fumaça do Trem da Serra segue descobrindo muitos encantos e revelando os segredos da Mantiqueira, de Passa Quatro até Coronel Fugêncio. Na estação de Manacá é feita uma breve parada, em que os turistas podem visitar uma feira de artesanato enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra, passando pelas corredeiras do Manacá e pela ponte Estrela.

Percorrer os 12 km de São João del-Rei a Tiradentes é viajar pelos encantos da história de Minas Gerais. Inaugurada em 1881 por D. Pedro II, a estrada de ferro abre caminho para um passeio exuberante pelas serras do complexo da Mantiqueira, fazendas centenárias, rios e estações. Na Estação de São João del-Rei está o Museu Ferroviário, que traz em seu interior documentos, equipamentos e veículos ferroviários, além de locomotivas de vários períodos da história. Outra atração imperdível é a Rotunda, com suas centenárias locomotivas Baldwin a vapor, além de carros e vagões que fizeram a história do passado ferroviário.

O trecho ferroviário percorrido de Ouro Preto a Mariana encanta visitantes do Brasil e do mundo com seus 18 km de história, cultura e belezas naturais. Todo o complexo arquitetônico, do qual o trem faz parte, foi revitalizado em 2006 e hoje abrange duas estações, além de uma completa estrutura de entretenimento. Essa encantadora viagem conta até com um vagão panorâmico, especialmente desenvolvido para que o passageiro tenha total visibilidade da magnífica paisagem entre as duas cidades.

Fonte: Secretaria de Estado de Governo

0 Comments: