quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Tecnologia e Ética

Tecnologia e Ética

Estação Pátio Savassi discute a questão da responsabilidade na sociedade digital (6/11).

A internet abre mundos e amplia possibilidades, inclusive, de agregar crimes e perigos da vida real. Segundo pesquisa realizada pela Norton, fabricante de softwares de segurança, os brasileiros estão entre os internautas que mais mentem na web e ocupam o segundo lugar no ranking dos que mais sofrem com os crimes virtuais.

Aproximadamente 56% dos usuários da internet no país admitem mentir sobre informações pessoais, enquanto 41% já usaram identidades falsas na rede. Entre os principais crimes cometidos via web no Brasil estão: contra a honra (injúria, calúnia e difamação), exibição de imagens de conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes (pedofilia) e divulgação de textos e imagens de conteúdo racista e preconceituoso (discriminação racial e contra minorias), além de fraudes envolvendo cartões de crédito.

Propondo uma reflexão sobre tecnologia e ética, o projeto Estação Pátio Savassi apresenta para debate o tema “Como pensar a responsabilidade na sociedade digital?”. A palestra, que acontece neste sábado, 6 de novembro, a partir das 11h, no anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 - Savassi), tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade como princípio ético para nos nortear em todo tipo de relacionamento, pessoal ou profissional.

Ministrada pela Doutora em Filosofia e psicóloga, Lilian Godoy, a palestra abordará a visão do filósofo Hans Jonas sobre a responsabilidade no mundo de hoje. “Cada ser deve se conscientizar das conseqüências de seus atos, principalmente, na internet, um mundo ao alcance de todos. Pois, segundo este autor, o futuro não pode ficar refém de atos irresponsáveis para aqueles que eventualmente venham a nascer, tornando-o inviável para esses futuros”, explica a palestrante.

Lilian Godoy

É Doutora e Mestre em Filosofia e Bacharel em Psicologia. Tem experiência na área de Filosofia atuando, principalmente, nos seguintes temas: filosofia, ética, Kant, Habermas, ética do discurso, Hans Jonas e ética da responsabilidade. Colaborou com um Projeto de Pesquisa, realizado no Departamento de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí intitulado: “Responsabilidade como princípio e virtude: fundamentos filosóficos para uma ética ambiental? Um estudo a partir das teorias morais de Hans Jonas e Alasdair MacIntyre”.

Estação Pátio Savassi

O projeto é uma realização da Estação do Saber e do Shopping Pátio Savassi, com curadoria de Júlia Ramalho Pinto. Em seu quinto ano de existência, conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Lei Rouanet. As palestras são sempre aos sábados e gratuitas, onde se discutem temas contemporâneos com a participação de intelectuais, escritores e profissionais renomados, numa agradável conversa nas manhãs de sábado.

As palestras poderão ser acompanhadas através do Twitter (Júlia Ramalho Pinto www.twitter.com/arpjulia) com postagem de frases e comentários ao vivo das apresentações. O evento também é transmitido, sempre que possível, via Ustream na página da Estação do Saber www.estacaodosaber.art.br.

Agenda: “Estação Pátio Savassi”
Datas: 06 de novembro (sábado)
Horário: 11h
Local: Anfiteatro (L2) do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi)
Entrada Franca
Informações: Pátio Savassi: (31) 4003-4172
www.estacaodosaber.art.br
www.patiosavassi.com

Informações para a imprensa:
Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação

Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116/3221-9241/8822-0858
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.twitter.com/amplacom

Pátio Savassi: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Tel: 31.3227.4566 / 3223.5137 / 9404.0123
Jornalista responsável: Felipe Isensee
filiepe@hipertextoweb.com.br
www.twitter.com/hipertextoweb

Novembro/2010

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: