Escolas de Contagem (MG) e Moçambique trocam cartas e aproximas dois continentes
A aproximação de dois continentes, reafirmando uma identidade comum e fortalecendo a tolerância e a cultura de paz. É o resultado da troca de cartas entre alunos da Escola Municipal “Paulo Cezar Cunha”, de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), e a Escola Primária e Completa de Canongola, na Província de Tete, em Moçambique.
Desde o final de 2008 as duas escolas começaram a trocar correspondências, mas foi ao longo de 2010 que o intercâmbio se consolidou e foi ampliado, em função do Projeto “Cartas Além-Mar”, que integra a Sétima Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil. O Projeto está vinculado ao sentido da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que prevê o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas do país.
O conhecimento da dura realidade dos colegas africanos é um dos impactos do Projeto “Cartas de Além-Mar” entre os alunos da escola de Contagem. Na escola moçambicana a relação professor/aluno é de um para cada grupo de 89 a 95. Em cada carteira se acomodam quatro alunos. A escola moçambicana enviou jornais locais, fotografias e outros materiais, subsidiando os debates que aumentaram na EM “Paulo Cezar Cunha”, que já recebeu o reconhecimento da Unesco pela iniciativa.
Em 2010, em sua Sétima Edição, o Programa Minha Escola Cresce dá apoio a 20 projetos, de escolas públicas do interior paulista, de Contagem (MG) e Ipojuca (PE). Em sete anos o Instituto Arcor Brasil já deu apoio a 144 projetos, de bibliotecas, hortas escolares, oficinas culturais e esportivas, educação ambiental e inclusão de alunos especiais, entre outros temas. O Programa visa dar suporte a projetos que revitalizem a escola pública, incentivem a participação da comunidade na vida escolar e fortaleçam o protagonismo dos alunos.
Fotos Crédito: Adriano Rosa/Instituto Arcor Brasil
Mais informações:
A aproximação de dois continentes, reafirmando uma identidade comum e fortalecendo a tolerância e a cultura de paz. É o resultado da troca de cartas entre alunos da Escola Municipal “Paulo Cezar Cunha”, de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), e a Escola Primária e Completa de Canongola, na Província de Tete, em Moçambique.
Desde o final de 2008 as duas escolas começaram a trocar correspondências, mas foi ao longo de 2010 que o intercâmbio se consolidou e foi ampliado, em função do Projeto “Cartas Além-Mar”, que integra a Sétima Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil. O Projeto está vinculado ao sentido da Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que prevê o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas do país.
O conhecimento da dura realidade dos colegas africanos é um dos impactos do Projeto “Cartas de Além-Mar” entre os alunos da escola de Contagem. Na escola moçambicana a relação professor/aluno é de um para cada grupo de 89 a 95. Em cada carteira se acomodam quatro alunos. A escola moçambicana enviou jornais locais, fotografias e outros materiais, subsidiando os debates que aumentaram na EM “Paulo Cezar Cunha”, que já recebeu o reconhecimento da Unesco pela iniciativa.
Em 2010, em sua Sétima Edição, o Programa Minha Escola Cresce dá apoio a 20 projetos, de escolas públicas do interior paulista, de Contagem (MG) e Ipojuca (PE). Em sete anos o Instituto Arcor Brasil já deu apoio a 144 projetos, de bibliotecas, hortas escolares, oficinas culturais e esportivas, educação ambiental e inclusão de alunos especiais, entre outros temas. O Programa visa dar suporte a projetos que revitalizem a escola pública, incentivem a participação da comunidade na vida escolar e fortaleçam o protagonismo dos alunos.
Fotos Crédito: Adriano Rosa/Instituto Arcor Brasil
Mais informações:
Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br
José Pedro Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 – josepmartins@uol.com.br
José Pedro Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867 – josepmartins@uol.com.br
0 Comments:
Post a Comment