segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Conselheiro do Consea é reeleito presidente da Fian Internacional

Conselheiro do Consea é reeleito presidente da Fian Internacional

O brasileiro Írio Luiz Conti foi reeleito por unanimidade presidente da Fian Internacional (Food First Information & Action Netwok ou Rede Internacional de Informação e Ação pelo Direito Humano à Alimentação), em Assembleia Geral da entidade, realizada de 21 a 25 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica.

A assembléia contou com a participação de 43 membros, originários de 19 países. Írio Conti é integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Ele havia sido eleito em outubro de 2008 para o primeiro mandato. O novo mandato vai até outubro de 2012.

A Fian atualmente tem organização de seções ou coordenações nacionais em 22 países, estando presentes na Ásia, África, América Latina e Europa. Possui atuação em parceria e articulação com outras organizações de direitos humanos em mais de 60 países.

Esta assembleia foi fortemente marcada por três grandes desafios , disse o presidente reeleito. A indignação e a inconformidade coletivas com o aumento da fome no mundo; a expansão espantosa da aquisição ou do arrendamento de terras por empresas de países desenvolvidos em países em desenvolvimento: e o fortalecimento organizacional para enfrentar os desafios .

Segundo o presidente reeleito, a fome atinge quase um bilhão de pessoas e requer ações conjuntas e fortes no âmbito das políticas públicas . Sobre a aquisição de terras por estrangeiros, ele afirmou que se trata de ação de países desenvolvidos sobre países em desenvolvimento, para produzir monoculturas de exportação, fazendo uma espécie de "quintais" para a formação de estoques para seus países de origem, intensificando as disputas por terras, desalojando populações e aumentando sua insegurança alimentar .

Sobre o fortalecimento organizacional para enfrentar os desafios globalizados, ele afirmou que isso requer um planejamento estratégico que articule habilmente as diversidade das iniciativas locais com ações globais de todos os atores sociais que lutam pelos direitos humanos econômicos, sociais e culturais, especialmente pelo direito humano à alimentação adequada .

A assembleia elegeu os nove membros que constituem a instância máxima de direção, que é o Comitê Executivo da Fian Internacional são nove integrantes que representam oito países diferentes. Pela primeira vez a organização conta com um presidente e uma vice-presidente oriundos de países do Hemisfério Sul. As inúmeras ações das organizações da sociedade civil e os programas e políticas públicas em segurança alimentar e nutricional que vêm sendo desenvolvidos no Brasil contribuíram, decisivamente, para que os delegados definissem pela realização da próxima Assembleia da Fian Internacional no Brasil, em 2012.

Esta será mais uma boa oportunidade para o Brasil mostrar seu protagonismo nas políticas de realização do direito humano à alimentação adequada , concluiu Írio Conti.

Írio Luiz Conti tem 49 anos de idade e é gaúcho da cidade de Horizontina. Filho de agricultores familiares, formou-se em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo e em Teologia pelo Instituo Missioneiro de Teologia de Santo Ângelo (RS) e tem Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul.

fonte: Assessoria de Comunicação do CONSEA

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: