sábado, 20 de novembro de 2010

Lançamento do Livro - Quando o mal-estar social adoece o coração: o infarto à luz da hipermodernidade

A cada 47 segundos um brasileiro morrerá de infarto

Médica lança livro com alerta sobre as conseqüências dos hábitos modernos para a saúde.

Antigamente, considerada uma doença de pessoas mais velhas, hoje, o infarto, atinge cada vez mais jovens entre 20 e 40 anos. Esse fato está ligado ao estilo de vida contemporâneo. Os altos índices de estresses; a pressão do mercado de trabalho; o uso freqüente de drogas; a má alimentação e a falta de tempo para a prevenção das doenças são fatores que contribuem para o aumento dos riscos.

No Brasil, a cada cinco minutos, uma pessoa morre em conseqüência de ataque cardíaco. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número deverá crescer 250% até 2040. O que significa que, no intervalo de 47 segundos, uma pessoa poderá morrer vítima do infarto.

Com o objetivo de compreender a rotina do homem do século XXI e alertá-lo sobre os hábitos errados que levam as doenças do coração, a psicóloga e Doutoranda em Ciências Médicas, Suzana de Albuquerque Paiva, lança em Belo Horizonte o livro “Quando o mal-estar social adoece o coração: o infarto à luz da hipermodernidade”. A noite de autógrafos será dia 23 de novembro (terça-feira), a partir das 19h, na Leitura Pátio Megastore (Av. Contorno, 6061, 3º andar – Savassi).

Temas como a hipermodernidade e a constituição do sujeito contemporâneo foram relacionados às causas do infarto. Fenômeno abordado segundo a medicina e a psicologia social. Isso porque, em nenhuma outra época, a pressão para que o indivíduo conquiste e supere resultados esteve tão forte e descontrolada. Para a autora, atender a essas demandas tem um custo. Os resultados podem ser sentidos no coração, órgão vital.

"O estudo centrou-se na reconstituição do sujeito e suas implicações em pacientes que haviam sofrido Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e necessitavam uma nova organização e estruturação diante do evento coronariano, sem, contudo, terem perdido a vida", afirma Suzana. Acreditando que há uma forma mais humana e saudável de tratar de uma pessoa após terrível trauma, a médica escreveu o livro. Nele, ela indica alguns caminhos de impacto sobre os hábitos positivos para toda a família, principalmente, para o coração.

Sobre a autora
Suzana de Albuquerque Paiva é Doutora em Ciência Médicas, Mestre em Psicologia e especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar.

Agenda:
Lançamento: “Quando o mal-estar social adoece o coração: o infarto à luz da hipermodernidade”, de Suzana de Albuquerque Paiva
Data: 23 de novembro (terça-feira) // Horário: 19h
Local: Espaço Cultural Terraço Leitura (Leitura Pátio Megastore – Av. do Contorno, 6061 - 3º andar – Savassi) // Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Novembro/2010

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: