quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Montalvânia recebe o Comitê de Bacia Hidrográfica Afluentes Mineiros do Médio São Francisco

Montalvânia recebe o Comitê de Bacia Hidrográfica Afluentes Mineiros do Médio São Francisco – CBH SF9

Montalvânia foi escolhida para sediar Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica Afluentes do Médio São Francisco, nesta terça-feira, 16 de novembro, no Auditório Juarez Espínola Guedes, às 9 horas.

Estiveram presentes vários órgãos, entidades, associações, educadores, representantes de prefeituras e demais pessoas de diversas cidades da região interessadas na preservação do Meio Ambiente, em especial, no Norte de Minas Gerais.

Foram desenvolvidas as seguintes pautas:

· Apresentação do Projeto do Reservatório de Santana de São Francisco – Jiboia, elaborado por equipe do CBH SF9 que será levado ao Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas em Fortaleza – CE, representando os comitês mineiros;
· Eleição de dois representantes do CBH SF9 para compor a Comissão Gestora do Projeto do Reservatório de Santana de São Francisco – Jiboia;
· Elaboração do planejamento de atividades do CBH SF9 para o ano de 2011;
· Fixadas datas de reuniões ordinárias para o ano 2011;
· Apresentação de relatório das atividades do CBH SF9 em 2010.

Preservação e amor ao Meio Ambiente

Fizeram uso da palavra o Diretor do Núcleo do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAN, de Montes Claros, Rafael Sá; Diretor Regional da EMATER de São Francisco, Carlos Astolfo Caetano; Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de São Francisco, Márcio Passos; Vice Presidente do CBH SF9, Adaílton Santana; Representante da EMATER em Montalvânia, Vanderley José de Carvalho, que apresentou Projeto sobre a revitalização do Rio Poções; Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – CODEMA, Sra. Eldi Tereza Caires Rodrigues Barbosa, que falou sobre a importância do órgão e do engajamento de toda a comunidade nas questões ambientais; Vice prefeito de Montalvânia e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, Antônio Horácio Salles, que apresentou a situação atual do rio Cochá, principal rio do município e o Presidente do CBH SF9, Dr. João Naves de Melo, que conduziu a reunião. Quebrando o protocolo, ainda fizeram uso da palavra o poeta e escritor cochanino Almir Sabino, que falou sobre as dificuldades de se preservar a natureza e o Meio Ambiente e sobre o descaso de órgãos do Governo e o médico, ambientalista e ex-prefeito de Montalvânia, Dr. José Florisval de Ornelas que falou sobre Preservação e amor à natureza e ao Meio Ambiente e fez o sorteio de mudas de palmeiras entre os membros do Comitê.

Soluções

Depois de discutidas as pautas do Comitê, ficou decidido a Inclusão da preservação e recuperação dos rios Poções, Cochá, Carinhanha, Japuré e Calindó nos Planos de Trabalho para 2011; O Comitê garantiu levar equipes técnicas, em 2011, para realizarem levantamentos e planejamentos sobre estes rios a serem encaminhados ao IGAN.

O advogado Carlos Reis, que é natural de Montalvânia, mora em Brasília e se sente preocupado com estas questões, veio da capital federal especialmente para o evento e disse que, na reunião, ele pôde comprovar que o município tem realizado diversos trabalhos na preservação do Meio Ambiente.

- A reunião foi muito boa, excelente. Para nós, que estamos fora, moramos em locais distantes, mas nos preocupamos com nossa terra, pudemos comprovar que o município não está de braços cruzados sobre as questões ambientais, mas sim atuando e procurando soluções. E as soluções são importantes e possíveis de serem realizadas. Pudemos conhecer e saber que existem órgãos que podem nos assessorar e nos ajudar na melhoria do Meio Ambiente. Saí muito feliz desta reunião, pois, foram tomadas ações concretas para resolver os problemas explanados. Precisamos de mais incentivos para educar e orientar o nosso povo sobre as questões ambientais. Acredito que quem não colabora não o faz por maldade, mas sim, por falta de conhecimento, diz Carlos Reis.

Grande avanço

O Presidente do CBH SF9, Dr. João Naves de Melo, disse ter notado que Montalvânia já está realizando muito em relação ao Meio Ambiente em especial, a recuperação e preservação das nascentes dos seus rios.

- O que vi e ouvi nesta reunião foi muita força e determinação por parte do Poder Público, do CODEMA e Emater. Mas ainda é preciso mais apoio da população, para que todos trabalhem juntos. O que vem acontecendo pode até parecer pequeno, mas já é um grande começo. Não vamos achar que iremos resolver os problemas todos de uma só vez, afirma o Presidente.

Mais participação popular

Para a Presidente do CODEMA, Eldi Caires, a reunião foi bastante proveitosa, pois foram decididas ações concretas sobre a revitalização dos rios da região, porém, faltou público. De acordo com a presidente, as pessoas reclamam e cobram muito, mas, na hora de resolver e decidir sobre os problemas elas não aparecem, vivem ocupadas com outros afazeres e deixam o Meio Ambiente de lado.

- Fiquei muito satisfeita. A reunião foi bastante proveitosa no sentido de ter firmado compromisso entre o CBH SF9, Prefeitura de Montalvânia, CODEMA, Emater, Promotoria da Sub Bacia do Médio São Francisco e população para a inclusão dos nossos rios, Poções, Cochá e Carinhanha em suas metas de trabalho e visita técnica às nascentes destes rios em 2011. Assim, poderão conhecer a realidade e estabelecer ações a serem tomadas. Lembramos que tudo isso irá acontecer a longo prazo. Quero ainda pedir mais empenho e participação dos membros do CODEMA e da própria população, só assim iremos conseguir nossos objetivos, encerra Eldi.

Encerrados os trabalhos todos foram convidados pela Prefeitura Municipal a participarem de um almoço às margens do rio Cochá.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Montalvânia - ASCOM


0 Comments: