sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Imagem dos Povos - Audiovisual das Américas, Diversidade Cultural e Mídia Digital

Audiovisual das Américas, Diversidade Cultural e Mídia Digital
29 de novembro a 12 de dezembro

Pioneiro no país, Imagem dos Povos irá oferecer parte de seu acervo de filmes pela internet

19 filmes serão disponibilizados no site oficial do evento para escolas e associações comunitárias entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro

O festival internacional Imagem dos Povos realizará mais uma ação para aproximar o público das produções audiovisuais das Américas e África, entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro. Durante esse período e pela primeira vez no país, um Festival disponibilizará, durante 14 dias para escolas, associações comunitárias e organizações culturais o acesso via internet ao repertório de filmes africanos, caribenhos e afro americanos. A iniciativa do festival faz parte também das atividades comemorativas do mês da consciência negra.

O modelo proposto pelo Imagem dos Povos segue a linha adotada pelos festivais Sudance e Tribeca, ambos dos Estados Unidos, que realizaram bem-sucedidas experiências no ramo. O objetivo é disponibilizar dos 19 filmes que foram exibidos durante a programação do festival, oferecendo mais uma oportunidade àqueles que não tiveram chance de comparecer ao Cine Belas Artes, em Belo Horizonte , entre os dias 17 e 23 de setembro, quando foram realizadas as exibições do Imagem dos Povos.

Esse é um projeto ambicioso em fase de experimentação, que visa democratizar cada vez mais o acesso às produções audiovisuais, ao mesmo tempo em que forma público para as produções do segmento. Segundo o diretor do Imagem dos Povos, Adyr Assumpção, a veiculação do acervo pela internet significa uma ampliação do público que poderá ter acesso ao repertório explorado pelo festival. “Muitas vezes os filmes viajam muitos quilômetros para ficarem pouquíssimos dias em cartaz. Com a veiculação dos títulos pela internet, as pessoas poderão ter acesso a essas produções, colocando-as em contato maior com o seu cotidiano”, afirma Adyr.

Como acessar

O repertório de filmes estará disponível no site www.imagedosmdospovostv.com e serão exibidos por streaming. A escola, organização ou associação interessada em acessar os filmes deve solicitar a inscrição através do e-mail iptv@imagemdospovos.com.br. Esta mensagem será respondida com uma senha de acesso que terá a validade de 24 horas a partir do primeiro acesso. Cada senha dará direito a acesso a apenas um filme por vez, no entanto, uma mesma instituição pode solicitar acesso a filmes diferentes durante o período de exibição via internet.

Os filmes poderão ser assistidos diretamente na tela do computador ou conectados em projetores ou aparelhos de televisão. No entanto, é necessário estar conectado pela internet durante todo o tempo da projeção. Caso seja necessário, no espaço de 24 horas, a sessão poderá ser interrompida e reiniciada.

A seleção de filmes:

Os filmes que estarão disponíveis na internet foram organizados em três blocos, segundo sua origem:

África: Serão disponibilizados 16 filmes dirigidos por jovens cineastas africanos. Os filmes foram divididos em cinco programas diferentes pela curadora Mahen Boneti:

Primeiro programa - A idade da Inocência

Segundo programa - Cinema Popular (o Chamado de Nollywwod)

Terceiro programa - Libertação Popular (O espírito da Independência)

Quarto programa - Popular Longing for Home (Procura por Novos Espaços)

Quinto programa - Redemption.

Caribe: No segundo bloco estão reunidas produções relacionadas com o Caribe. Serão apresentados dois programas dirigidos por Steve e Sthèphanie James com produção da Shakti Productions de Guadalupe no Caribe. Esses dois programas apresentam as experiências de mulheres afro caribenhas em diversos lugares do mundo.

Brasil: O terceiro bloco é composto de uma animação realizada em Belo Horizonte “Oxossi e o pássaro das feiticeiras”, do diretor Tatu Guerra.

A sinopse completa dos filmes disponíveis em cada bloco está disponível no endereço:
www.imagedosmdospovostv.com.

Serviço
Audiovisual das Américas, diversidade cultural e mídias digitais
Data: 29 de novembro a 12 de dezembro
http://www.imagedosmdospovostv.com/

Assessoria de Imprensa
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Fone: (31) 3264-4404
Sérgio Stockler (31) 9143 1001
Email: sergio@sinaldefumaca.com.br

Viviane Afonso de Araújo (31) 8889 2901
Email: viviane@sinaldefumaca.com.br

0 Comments: