domingo, 2 de agosto de 2009

Estudantes de Medicina em Cuba realizam vivência de Saúde em Betim

Estudantes de Medicina em Cuba realizam vivência de Saúde em Betim

Betim recebe dezessete estudantes brasileiros de medicina, que se formarão Cuba para atuarem no país.
Desde o dia 01 (primeiro) de agosto está em curso na cidade uma vivência em saúde que se concluirá no dia 08 (oito) próximo sábado.
Nos dois primeiros dias: (01) sábado e (02) domingo, os estudantes participaram da X Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Saúde Ambiental , que teve como tema: Reconstruindo O SUS Betim Com Participação Popular.
Além de participar de palestras e votações das propostas na conferência, os estudantes contaram com uma aula especial da professora Terezinha Assis, que fez uma explanação sobre a origem da cidade o desenvolvimento e ocupação das Regiões Terezópólis e Citrolândia, regiões que receberão atividades na programação ao longo da semana.
As principais atividades previstas para a semana são: visitas domiciliares, visitas a unidades de Saúde a Escolas, palestras sobre temas de prevenção à sáude com grupos específicos, oficinas, intercâmbio com servidores da saúde dos dois turnos das Unidades e centros especializados da Região do Terezópolis.
Os estudantes participarão de reunião com o conselho Municipal de Saúde, farão visitas a Região Citrolândia, onde terão a oportunidade de conhecer o Bairro Colônia Santa Izabel, concederão entrevista à Rádio Trincheira e desenvolverão debate com a comunidade sobre cuba.
Com o objetivo de ampliar os seus conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde no Brasil, os estudantes receberão uma palestra de Conceição Rezende, Secretária Municipal de Saúde e de um representante da Secretaria Estadual de Saúde que abordará sobre a Política e o Plano de Saúde do Estado de Minas Gerais.
Está previsto ainda para o dia (06) quinta-feira às 19h00 uma audiência pública na Câmara Municipal, com toda a comunidade Betinense que terá como tema: "O Sistema Organizacional da Sociedade Cubana e o Olhar dos estudantes Brasileiros Sobre a Ilha".
Será realizada no dia (07) sexta -feira às 20h00 uma audiência com a Sra. Maria do Carmo Lara Perpétuo, Prefeita Municipal, que ovirá dos estudantes suas observações acerca da vivência e ação em saúde e receberá das mãos dos mesmos um relatório preliminar das atividas realizadas.

Fonte para entrevistas:
Wellington Guimarães
Augusto Cézar
Noranei Araújo
João Almeida

Nos seguintes telefones:
31 92950019
31 98119499

0 Comments: