quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Lançamento do curso Mediação Cidadã - 15/08

Nesse sábado, faremos o lançamento do curso Mediação Cidadã, que será realizado nos aglomerados Santa Lúcia e Serra
O projeto, que pretente capacitar em técnicas de mediação lideranças comunitárias e pessoas que trabalham no cotidiano das vilas e favelas de Belo Horizonte, conta com o apoio do Ministério da Justiça, da COPASA, da CEMIG, do CNPQ e da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.
Se vocês souberem de alguma instituição ou pessoa que tiver interesse em participar do curso, por favor agradeceremos pela divulgação.

Antônio Eduardo Silva Nicácio
Programa Pólos de Cidadania
Faculdade de Direito - UFMG
31 - 34098637


Mediação Cidadã: uma nova realidade das vilas de BH
Programa Pólos de Cidadania, referência em todo o país na área de pesquisa e extensão no campo do Direito, lança curso sobre Mediação nos aglomerados Santa Lúcia e Serra.

O Núcleo de Mediação e Cidadania (NMC) do Programa Pólos de Cidadania, da Faculdade de Direito da UFMG, que atua, desde 2003, nos aglomerados Santa Lúcia e Serra, visando o fortalecimento do trabalho em rede nas comunidades e a divulgação da prática de Mediação na resolução de conflitos, lançará nesse sábado dia 15 de agosto o curso Mediação Cidadã.
Com o objetivo de promover a emancipação e a autonomia nas ações de comunidades periféricas, a equipe do NMC desenvolveu o curso Mediação Cidadã, no intuito de colaborar para a formação de lideranças comunitárias e pessoas que de alguma maneira já realizam no seu cotidiano de vilas e favelas esse trabalho de mediação de conflitos ou que visem ampliar seus conhecimentos sobre direitos fundamentais e meios jurídicos ou extrajudiciais de alcançar sua realização.
O NMC, projeto executado em áreas de vulnerabilidade social de Belo Horizonte é formado por duas equipes interdisciplinares, que atuam na defesa e promoção dos Direitos Humanos, por meio do exercício da cidadania. Sua metodologia já serviu de guia de uma política pública do Estado de Minas Gerais que hoje conta com 36 Núcleos inspirados no seu trabalho,
A equipe de Mediação Atendimento proporciona à comunidade informação e orientação sócio-jurídica e acesso a direitos fundamentais, bem como possibilita, por meio da mediação, a prevenção e resolução de questões em que estejam envolvidos os moradores da região. A equipe de Mediação Comunitária oferece apoio à atuação de grupos e organizações da comunidade e à construção de solidariedade, com prioridade aos aspectos de inclusão social e emancipação.
Após um trabalho de consulta e entrevistas com lideranças e representantes de entidades locais, foi desenvolvido um programa de curso que busca colaborar com a formação de cidadãos cientes de seus direitos e de meios para concretizá-los, em especial por meio da mediação e do trabalho em rede.
O projeto é coordenado pela Professora Dra. Miracy Gustin, recém premiada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal como símbolo na Educação dos Direitos Humanos. O responsável técnico pela proposta é o advogado e coordenador do Fórum Mineiro de Direitos Humanos Antônio Eduardo Silva Nicácio (também conhecido por muitos pelo trabalho artístico realizado paralelamente à atividade sócio-jurídica como Dudu Nicácio).
O curso é fruto do financiamento do Projeto Pacificar da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e conta com o apoio da COPASA, CEMIG, SEDESE, CNPQ e a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG.

Curso Mediação Cidadã
Lançamento: 15 de agosto
A que horas: 10 hs;
Onde: Creche Quita Tolentino – Rua Bela Vista, 54 Vila Cafezal, Bairro Serra.
Informações Serra: (31) 3283-9258
Informações Santa Lúcia: (31) 3293-7307
Assessoria de Imprensa: Leonardo de Queiroz (31) 3409-8637 e 9287-3918;

0 Comments: