Curso de Extensão em Métodos Participativos Na Faculdade Católica de Pouso Alegre
1. Justificativa
As ações educativas, formais e não formais, pedem, cada vez mais, métodos que propiciem a participação efetiva do educando no processo de ensino-aprendizagem. Aos educadores é cobrada uma postura de maior dinamicidade e criatividade que favoreça esse processo. As modernas linhas pedagógicas procuram orientar para uma ação que torne educador e educandos sujeitos no mesmo processo, embora com responsabilidades diferentes. Com isso, foram desenvolvidos diversos métodos e técnicas que possibilitam a participação. É sobre algumas dessas técnicas, seus fundamentos e suas execuções que tratará este curso.
2. Objetivos
Geral:
Propiciar a reflexão sobre o uso de técnicas que possibilitem ampliar a participação das pessoas em processos educativos formais e informais, fortalecendo os princípios da educação como processo de ensino-aprendizagem na construção de sujeitos críticos, criativos e cuidantes.
Específicos:
Conhecer diversas técnicas e dinâmicas que incentivam a participação dos sujeitos no processo educativo.
Ampliar a visão metodológica dos processos de ensino-aprendizagem em ambientes formais e informais.
Identificar métodos e concepções metodológicas que possibilitam a formação de sujeitos críticos, criativos e cuidantes.
3. Público Alvo
Educadores/as sociais, professores/as, lideranças comunitárias, catequistas, estudantes que se preparam para o magistério, gestores de projetos sociais e de pessoas, entre outros interessados no tema.
4. Organização e Estrutura
O curso desenvolver-se-á em 08 módulos, de 4 h/a cada, sendo 2 encontros mensais, aos sábados, das 13horas às 16h30, de acordo com a seguinte programação: 22 e 29/08; 12 e 26/09; 10 e 24/10; e 07 e 21/11/09, acrescido de uma atividade extra-classe, perfazendo um total de 40 h/a.
O conteúdo programático do curso é o seguinte:
1 - Introdução: Conceitos iniciais: pedagogias, metodologias, métodos e técnicas.
2 - Organizações aprendentes: o processo de ensino-aprendizagem nos espaços formais e informais.
3 - Os métodos participativos: fundamentos pedagógicos.
4 - As relações pessoais e a liderança dialógica: como coordenar grupos.
5 - Planejamento participativo e pesquisa participante.
6 - Técnicas que utilizam a linguagem midiática (meios de comunicação).
7 - Jogos cooperativos.
8 - Organizando e orientando trabalhos em grupo.
5. Regime Acadêmico
Os que participaram do Curso e nele forem aprovados receberão certificado de Extensão Acadêmica emitido pela Faculdade Católica de Pouso Alegre.
A aprovação será obtida pelo aluno que tiver ao menos 75% de freqüência nos encontros e alcançar um aproveitamento de pelo menos 70% nas atividades de avaliação desenvolvidas durante o curso. A aplicação de exercícios de avaliação e a atribuição de notas seguirão os critérios vigentes da Faculdade.
6. Matrícula
A matrícula dos alunos será feita mediante o cumprimento das exigências abaixo:
Preenchimento da ficha de inscrição;
Apresentação de cópia de documento de identidade;
7. Docente
Profª. Suzana Costa Coutinho
Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pela UNIVÁS, pós-graduada em Comunicação Social pelo SEPAC/USF e pós-graduanda em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela UFMG.
Jornalista, professora e educadora popular, integrante da Rede de Educação Cidadã/ Talher, membro do Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região (Ciampar) e da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, conselheira do Consea Nacional, assessora de cursos e eventos na área de pastoral e de movimentos populares.
8. Número de Vagas
O mínimo de vagas a serem preenchidas para a realização do Curso é de 20 e o máximo, de 40.
À Faculdade dá-se o direito de não realizar o Curso caso não seja preenchido o número mínimo de vagas.
1. Justificativa
As ações educativas, formais e não formais, pedem, cada vez mais, métodos que propiciem a participação efetiva do educando no processo de ensino-aprendizagem. Aos educadores é cobrada uma postura de maior dinamicidade e criatividade que favoreça esse processo. As modernas linhas pedagógicas procuram orientar para uma ação que torne educador e educandos sujeitos no mesmo processo, embora com responsabilidades diferentes. Com isso, foram desenvolvidos diversos métodos e técnicas que possibilitam a participação. É sobre algumas dessas técnicas, seus fundamentos e suas execuções que tratará este curso.
2. Objetivos
Geral:
Propiciar a reflexão sobre o uso de técnicas que possibilitem ampliar a participação das pessoas em processos educativos formais e informais, fortalecendo os princípios da educação como processo de ensino-aprendizagem na construção de sujeitos críticos, criativos e cuidantes.
Específicos:
Conhecer diversas técnicas e dinâmicas que incentivam a participação dos sujeitos no processo educativo.
Ampliar a visão metodológica dos processos de ensino-aprendizagem em ambientes formais e informais.
Identificar métodos e concepções metodológicas que possibilitam a formação de sujeitos críticos, criativos e cuidantes.
3. Público Alvo
Educadores/as sociais, professores/as, lideranças comunitárias, catequistas, estudantes que se preparam para o magistério, gestores de projetos sociais e de pessoas, entre outros interessados no tema.
4. Organização e Estrutura
O curso desenvolver-se-á em 08 módulos, de 4 h/a cada, sendo 2 encontros mensais, aos sábados, das 13horas às 16h30, de acordo com a seguinte programação: 22 e 29/08; 12 e 26/09; 10 e 24/10; e 07 e 21/11/09, acrescido de uma atividade extra-classe, perfazendo um total de 40 h/a.
O conteúdo programático do curso é o seguinte:
1 - Introdução: Conceitos iniciais: pedagogias, metodologias, métodos e técnicas.
2 - Organizações aprendentes: o processo de ensino-aprendizagem nos espaços formais e informais.
3 - Os métodos participativos: fundamentos pedagógicos.
4 - As relações pessoais e a liderança dialógica: como coordenar grupos.
5 - Planejamento participativo e pesquisa participante.
6 - Técnicas que utilizam a linguagem midiática (meios de comunicação).
7 - Jogos cooperativos.
8 - Organizando e orientando trabalhos em grupo.
5. Regime Acadêmico
Os que participaram do Curso e nele forem aprovados receberão certificado de Extensão Acadêmica emitido pela Faculdade Católica de Pouso Alegre.
A aprovação será obtida pelo aluno que tiver ao menos 75% de freqüência nos encontros e alcançar um aproveitamento de pelo menos 70% nas atividades de avaliação desenvolvidas durante o curso. A aplicação de exercícios de avaliação e a atribuição de notas seguirão os critérios vigentes da Faculdade.
6. Matrícula
A matrícula dos alunos será feita mediante o cumprimento das exigências abaixo:
Preenchimento da ficha de inscrição;
Apresentação de cópia de documento de identidade;
7. Docente
Profª. Suzana Costa Coutinho
Bacharel em Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo pela UNIVÁS, pós-graduada em Comunicação Social pelo SEPAC/USF e pós-graduanda em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela UFMG.
Jornalista, professora e educadora popular, integrante da Rede de Educação Cidadã/ Talher, membro do Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre e Região (Ciampar) e da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, conselheira do Consea Nacional, assessora de cursos e eventos na área de pastoral e de movimentos populares.
8. Número de Vagas
O mínimo de vagas a serem preenchidas para a realização do Curso é de 20 e o máximo, de 40.
À Faculdade dá-se o direito de não realizar o Curso caso não seja preenchido o número mínimo de vagas.
9. Investimento
Duas opções: boletos bancários (recebidos no primeiro dia de aula) ou cheques pré-datados (que deverão ser entregues no primeiro dia de aula).
Formas especiais de pagamento: 1 parcela (15% de desconto) ou 2 parcelas (8% de desconto).
a) Boletos Bancários
4 parcelas de R$ 52,00
2 parcelas de R$ 94,00
1 parcela de R$ 172,00
b) Cheques pré-datados
4 parcelas de R$ 50,00
2 parcelas de R$ 92,00
1 parcela de R$ 170,00
10. Bibliografia
Balbinot, Rodinei. Ação pedagógica: entre verticalismo pedagógico e práxis dialógica. São Paulo: Paulinas, 2006. (Coleção educação em foco).
Brandão, Carlos Rodrigues e STRECK, Danilo Romeu (org.). Pesquisa participante – O saber da partilha. Aparecida, SP: Idéias e Letras, 2006.
Moran, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal – Gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. São Paulo: Paulinas, 1998. (Coleção Comunicação e estudos).
Ruas, Elma Dias et. alli. Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável – Mexpar. Belo Horizonte, março de 2006.
Salomé, Jacques. Felizes os que se comunicam – Para ousar falar e ser ouvido. São Paulo: Paulinas, 2000. (Coleção Psicologia familiar).
0 Comments:
Post a Comment