quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Adolescentes Acautelados recebem Diálogos da Juventude

Achei que ia ser uma palestra normal, mas não. A gente participou, pôde falar. Muitas pessoas acham que a gente está perdido,mas de vez em quando aparece alguém que acredita na gente."

Adolescente de 16anos, cumprindo medida sócio-educativa em R. Neves

O projeto Diálogos da Juventude , promovido pelo Governo de MG em parceria com a Rede Mineira da Cidadania e o Programa de Voluntários da ONU no Brasil, reuniu até a presente data 65 jovens dos Centros Socioeducativos de Montes Claros, Ribeirão das Neves, e Juiz de Fora, para apresentar os oito objetivos de desenvolvimento do milênio.

A assistente de operações do Programa de Voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU), Diana Costa, que participou da capacitação de adolescentes em Ribeirão das Neves, avaliou que a ação é pioneira e poderá ser referência em outras partes do País. “É a primeira vez no Brasil que os objetivos do milênio são abordados em unidades socioeducativas. Depois de recolhermos os dados com o resultado desse trabalho, o projeto será analisado para que possa servir como exemplo de boas práticas”, explicou a representante da ONU.

Segundo Walfredo Rodrigues, coordenador das Oficinas Temáticas do Projeto no âmbito da Rede Mineira da Cidadania, o projeto mostra o interesse do Governo do Estado pela juventude carcerária e também a participação do jovem, na construção de um mundo melhor. "O jovem quer mudar, quer participar", assegura Walfredo Rodrigues.

Para o coordenador Especial da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, Roberto Tross, o projeto é um mecanismo de inclusão para todas as juventudes. “Chegamos até as unidades para demonstrar ao jovem acautelado que ele pode participar de maneira efetiva de um mundo melhor. Dessa forma, ele reconhece seu papel como agente transformador de seu meio e passa por um processo de responsabilização. É a idéia da responsabilidade compartilhada, onde todo mundo ajuda a transformar. E o jovem em cumprimento de medida socioeducativa está integrado a esta mudança como parte inerente da solução e não do problema.”, afirmou Tross.

Ramon Silva*, de 16 anos, que cumpre medida na unidade de Justinópolis, afirmou que o encontro “veio para acrescentar”. “Achei que ia ser uma palestra normal, mas não. A gente participou, pôde falar. Muitas pessoas acham que a gente está perdido, mas de vez em quando aparece alguém que acredita na gente”, contou o jovem.

Diálogos da Juventude já foi realizado nas unidades socioeducativa de Montes Claros, Ribeirão das Neves e Juiz de Fora. As próximas etapas acontecerão nos municípios de Divinópolis, no Oeste do Estado; e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Os jovens acautelados desenvolverão, com auxilio dos educadores dos Centros e da Rede Mineira da Cidadania, vários projetos que serão apresentados ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade,Governos e às Nações Unidas (ONU), além de concorrer ao Prêmio do Governo de Minas (Concurso Diálogos).

O projeto é desenvolvido em parceria com o Programa de Voluntários das Nações Unidas, a Rede Mineira da Cidadania e o Centro Juvenil Salesiano, e é voltado para jovens entre 15 e 29 anos de idade. Em 2009, as secretarias de Estado de Defesa Social e a de Educação, passaram a integrar o projeto.

No ano de 2008 o Diálogos da Juventude capacitou 1.541 jovens da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para 2009, a expectativa é que mais de 2.000 jovens sejam beneficiados.

Para receber mais informações sobre esse e outros projetos, escreva-nos:
redemgcidadania@gmail.com

*Nome fictício

0 Comments: