terça-feira, 29 de junho de 2010

Jorge dos Anjos lança livro de arte na AM Galeria

Jorge dos Anjos lança livro de arte na AM Galeria (29/6)

Um dos artistas mais significativos da arte brasileira contemporânea, Jorge dos Anjos lança o primoroso livro - Risco, Recorte, Percurso –, na AM Galeria (Rua Cláudio Manoel, 155, loja 4 – Funcionários), em Belo Horizonte, nesta terça-feira, 29 de junho, às 18h.

Com projeto gráfico inovador de Marconi e Marcelo Drummond, o livro será acompanhado de uma mostra da obra do artista, focalizando a série de pedra sabão realizada em seu ateliê na Mata dos Palmitos, na região de Ouro Preto.

O livro, com prefácio do historiador Roberto Conduru, apresenta o trabalho de Jorge dos Anjos por meio de imagens de diversas séries de obras acompanhadas por textos de Márcio Sampaio e Joëlle Busca. A obra, que contém ainda três poemas de Gustavo Pena, Ricardo Aleixo e Tavinho Moura, complementadas por cronologia profissional e bibliografia, é uma referência da arte contemporânea no Brasil, ampliando o conjunto de publicações com as quais a Editora C/Arte tem procurado reescrever a história da arte no Brasil a partir de Minas Gerais.

No texto de Márcio Sampaio, que analisa vida e obra de Jorge dos Anjos, o autor mostra a importância dessa contribuição para a formação da visualidade brasileira: “ao realizar em sua obra a simbiose da forma barroca e os signos mágicos da cultura religiosa africana, Jorge dos Anjos torna possível e conseqüente o encontro de duas forças formadoras da visualidade brasileira, latentes em igual peso e amplitude na conformação de sua sensibilidade. Aplicando nessa operação conceitos do construtivismo, de redução da forma, pela qual logrará a ampliação de sentidos, o artista projeta uma das obras mais significativas no panorama atual da arte brasileira”.

O livro, que tem o patrocínio da V&M do Brasil por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura é composto por 208 páginas, ricamente ilustrado com imagens, acompanhado de recortes e dobraduras, em formato capa dura. Pode ser encontrado nas livrarias de arte de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife, ou através do site da C/ Arte:
www.comarte.com. O preço é R$120,00. Outras informações podem ser obtidas na Editora C/ Arte, através do telefax: (31) 3491-2001.

Informações para a imprensa: AM Galeria de Arte
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Junho/2010

Marianna Moreira

Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: