terça-feira, 29 de junho de 2010

4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia

4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de reúne 10 mil pessoas em quatro dias de evento

Balanço do evento

4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de reúne 10 mil pessoas em quatro dias de evento

Encerrado no último domingo (20/6), o 4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, realizado no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, reuniu 10 mil pessoas em quatro dias de evento que uniu programação gastronômica e cultural em grande estilo.
A programação, que ocupou vários espaços do Grande Hotel e o pátio da Fundação Calmon Barreto contou com 12 workshops com oficinas gastronômicas, 13 apresentações musicais com ritmos como samba, choro, jazz, MPB e bossa nova, quatro festivais de culinária regional comandados pelo Clube da Cozinha de Araxá, três festins gastronômicos comandados por chefs de renome internacional, além de degustações de cervejas e vinhos, lançamentos de livros, exposição cultural, feira de doces e queijos mineiros, artesanato regional, livros de culinária e barracas de comida portuguesa, doses e drinks, crepe, temake, cachaça e cerveja artesanal.
“A diversidade de atrações do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá é que torna o evento único em Minas Gerais e um dos principais do Brasil neste segmento. Unimos culinária e cultura porque os temas estão em constante interação, com a presença de conceituados chefs regionais e nacionais e artistas locais para apresentarem suas melhores criações. Mesclar gastronomia e arte é sempre uma receita de sucesso”, explicam Agenor Lemos Júnior e Armando de Angelis, organizadores do festival de Araxá.

Chefs estrelados

Marcaram presença no evento alguns dos chefs mais conceituados do país, atualmente. Pelo Salão Belo Horizonte do Grande Hotel desfilaram as criações gastronômicas de chefs como Ivo Faria (Vecchio Sogno), Eduardo Avelar (Espaço Avelar), de Belo Horizonte (MG), Jefferson Rueda (Pomodori e La Tomate Bistronomique) e Emmanuel Bassoleil (Hotel Unique e Restaurante Skye), de SP.

Culinária regional

O grupo de chefs amadores do Clube da Cozinha de Araxá deu um show de criatividade no comando dos festivais de culinária regional, cumprindo verdadeiros rituais gastronômicos carregados de culturas e tradições. Rebordosa de Cordeiro, Destrincho do Porco, Paella Caipira e Velório e Sopa do Boi foram alguns dos temas abordados nesta edição. O público presente acompanhou atentamente todas as etapas do processo culinário, se surpreendendo com a grandeza dos utensílios utilizados e da estrutura necessária para cada um dos festivais.

Salada musical
Coordenada pela Idear Produção, o cardápio musical do evento fez todo mundo dançar para esquentar o frio de Araxá e curtir o som de bandas como Bêja Jazz, Banda do Síndico, Alan Tannús, Tião e Banda Divinil, Ausier Vinicius e Grupo Pedacinhos do Céu, Zé da Velha e Silvério Pontes, Daniela Spielmann e Trio, Toninho Horta e banda, banda Vi Voz e Os Arachás

A organização do festival tem a assinatura de Armando de Angelis e Agenor Lemos Júnior. O patrocínio cultural é da CBMM; apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura Municipal de Araxá e SESC e participação especial do SENAC, Clube da Cozinha de Araxá, Araxá Convention & Visitors Bureau e Circuito da Canastra. A TV Integração (afiliada Rede Globo) foi a emissora oficial do festival.

Informações para a imprensa: Ampla Soluções em Comunicação
Jornalistas responsáveis:
Liège Camargos, Marianna Moreira e Patrícia Leris
(31) 3225-1116/ 3221-9241 / 8788-0043 / 8899-0353
Junho/2010

Marianna Moreira
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
imprensa@amplacomunicacao.com.br











Fotos - Felipe Temponi

0 Comments: