segunda-feira, 21 de junho de 2010

Enem abre hoje as inscrições

Estado de Minas, 21/06/2010 - Belo Horizonte MG

Enem abre hoje as inscrições

Glória Tupinambás

Serão abertas hoje as inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados em fazer a prova este ano devem se cadastrar, exclusivamente pela internet, até 9 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 35, mesmo valor da edição passada, mas os alunos de escolas públicas estão isentos do pagamento. O teste será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro e a nota do Enem pode ser usada pelos estudantes para entrar em universidades públicas e particulares, além de ser pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.

Este ano, as provas terão a mesma estrutura da aplicada em 2009, com um total de 180 questões. Serão quatro testes de múltipla escolha nas áreas de linguagem, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, com 45 questões cada, e uma redação. A grande novidade é a inclusão de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens. No primeiro dia do Enem, em 6 de novembro, os candidatos farão exames de ciências da natureza e ciências humanas, das 13h às 17h30. No dia 7, será a vez de matemática, linguagens e da redação, das 13h às 18h30.

A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que pelo menos 6 milhões de alunos participem do exame. Em Minas, o total de participantes deve aumentar significativamente, já que a maior instituição de ensino superior do estado, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai usar o Enem para substituir a primeira etapa do seu vestibular. Além dela, as outras 10 federais mineiras devem usar a nota do exame em seus processos seletivos, seja para compor a nota final dos candidatos ou como alternativa ao vestibular.

0 Comments: