terça-feira, 15 de junho de 2010

4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de

4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá será aberto nesta quinta-feira (17/6)

A localização privilegiada de Araxá (MG) em relação aos grandes pólos econômicos nacionais transformou a cidade, localizada no Triângulo Mineiro, num destino turístico altamente valorizado em todo o País. Como estância hidromineral, conta com inúmeras atrações turísticas e infra-estrutura hoteleira e gastronômica de alto nível, sendo um dos mais importantes centros de eventos de Minas Gerais, com condições ideais para a realização de feiras, shows, convenções, congressos, exposições e festivais de todos os portes, tanto ao ar livre quanto em ambientes fechados.

Com estrutura privilegiada, a cidade prepara-se para receber, de 17 a 20 de junho, a 4ª edição do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, que será no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá. Localizado no Complexo Hidromineral do Barreiro, o Grande Hotel, construído na década de 40, foi totalmente restaurado e atualmente se posiciona entre os maiores empreendimentos hoteleiros do País, equipado com o que existe de mais moderno em tecnologia.
A programação seguirá, simultaneamente, nas dependências do hotel, incluindo Galeria do Encontro, Salões Nobres, Espaço Saberes, Praça dos Prazeres, Empório do Livro, Sala de Oficinas e Tenda Gastronômica. Parte da programação cultural será realizada no Pátio da Fundação Calmon Barreto, no centro da cidade. No cardápio do evento, workshops e oficinas gastronômicas, cozinha experimental, aulas e palestras com chefs convidados, degustações monitoradas, lançamentos de livros, exposição cultural, feira de doces e queijos mineiros, artesanato regional, livros de culinária, souvernirs, cafeteria e muitos outros atrativos.
“O Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá é um evento único em Minas Gerais, por sua diversidade de atrações. Como culinária e arte estão sempre em sintonia, reunimos conceituados chefs regionais e nacionais e artistas locais para apresentarem suas melhores criações, mesclando gastronomia e cultura num só contexto”, explica Agenor Lemos Júnior, um dos promotores do evento.

Galeria do Encontro

A abertura do 4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá será na quinta-feira (17/6), às 12h, na Galeria do Encontro do Tauá Grande Hotel, onde também será aberta a feira de produtos regionais. No mesmo local, às 13h, haverá a abertura da Mostra Cultural “Pelos caminhos de Minas - Sou das Minas de ouro, sou das serras gerais”, criada pelas artistas plásticas, Berenice Valverde, Beth Fichez, Regina Albergaria, Sandra Lemos, Simone Moura, do grupo Studio 5, de Belo Horizonte (MG). A exposição conta com a curadoria de Sandra Lemos de Faria Tavares e participação especial da escultora Yedda Torres Lima.

Na sexta-feira (18/6), a abertura do evento e da feira de produtos regionais será às 12h, e no sábado (19/6), às 10h, sempre na Galeria do Grande Hotel.

Espaço Saberes

No primeiro dia do evento (17/6), os workshops terão início às 14h, na Cozinha Experimental do Espaço Saberes, com o chef Donizete Damasceno, do SENAC, com o tema ‘Sabores do Salmão’. Às 15h30 é a vez do chef mineiro Eduardo Avelar, de Belo Horizonte, que vai comandar o workshop com o tema ‘Culinária das Gerais’. Às 17h, a chef Mirian Cerruti, também da capital mineira, ministra o workshop ‘As delícias da cachaça’. Ela é especialista no assunto e autora dos livros ‘Coquetéis com cachaça’ e ‘Delícias brasileiras com cachaça’. Às 19h30, na Sala de Oficinas 01, encerrando a programação de cursos do dia, haverá degustação de vinhos coordenada pelo sommelier Lisandro Vieira, da Enoteca Decanter, de Belo Horizonte. A novidade são os vinhos da Bodega Caliterra, do Chile.

Na sexta-feira (18/6), os workshops terão início às 13h30, com o chef José Carlos, de Uberlândia (MG), sobre ‘Culinária Mexicana’. No cardápio, Tostadas Dom Hidalgo. Às 15h30, a novidade é o workshop Cozinha de fusão 01, com o chef Maria Emília Oliveira, com o tema ‘Sous-vide – Coacção a baixa temperatura’. Às 16h30, a barista Helga de Andrade comanda o workshop ‘Delícias do café’. Ela foi vencedora do concurso ‘Melhor drink regional mineiro’ e falará sobre sabor e aromas do café. Às 20h, haverá degustação especial de cachaças na Sala de Oficinas 02. Fechando o dia de cursos, às 20h, na Sala de Oficinas 01 haverá palestra sobre Cervejas Belgas, Ingredientes e Estilo, com o mestre-cervejeiro Henrique Pires Oliveira filho, da ACERVA-MG.

Um momento especial da sexta-feira (18/6) será a Etapa Araxá do Concurso ‘Melhor Queijo Minas’, às 15h, na Sala de Oficinas 01, com promoção da Emater MG e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA.

No sábado (19/6), as atividades começam às 11h, na Cozinha Experimental, com a chef Márcia (Doces Vó Lourdes) que comanda workshop com o tema ‘Doces de Araxá’. Às 13h, o Tauá Grande Hotel promove sua tradicional feijoada, com porco no rolete e outras delícias preparadas pela equipe do chef André Tirado. A atração será no entorno da piscina do hotel. Às 13h30, na Cozinha Experimental, a chef Maria Emília Oliveira comanda o workshop ‘Culinária de fusão 02, uma introdução à gastronomia molecular’. Às 15h, o chef Jefferson Rueda (SP) promove um momento especial de formação com o workshop ‘Culinária Ítalo-Brasileira’, na Cozinha Experimental. Às 16h30 é a vez do chef Ivo Faria (MG) ministrar seu workshop de ‘Culinária contemporânea’. Às 18h, com o tema ‘Delícias dos Sorvetes’, o chef gelatiere, Frederico J. Samora, Diretor de Gelateria e da FIC Brasile - Federazione Italiana Cuochi – Delegazione Brasile, comanda workshop sobre sorvetes especiais. Para fechar a noite com estilo duas degustações especiais. Às 19h30, na Sala de Oficinas 02 haverá degustação de cachaças artesanais de alambique, com a sommelier Miriam Cerutti. E às 21h, na Sala de Oficinas 02, a degustação é de cervejas especiais com a cervejeira Patrícia Lapertosa.

Fechando a programação do Espaço no domingo (20/6), às 11h, é a vez da chef Dona Joaninha (Doces Joaninha), com um workshop especial com o tema ‘Choconozes’.

Empório do Livro

Um dos momentos especiais do Festival de Araxá será o encontro do público com os escritores, no Empório do Livro na Galeria do Encontro.

Na quinta-feira (17/6), às 20h30, haverá noite de autógrafos do livro ‘Coisas da Cozinha’, com a escritora Beatriz Rosa.

Na sexta-feira (18/6), às 19h30, lançamento do livro ‘A hóspede espiã’, de Neli Alves de Ávila.

No sábado (19/6), 19h30, o chef Emmanuel Bassoleil é o convidado da noite de autógrafos. Às 20h30, a noite de autógrafos é com o escritor Fabrício de Ávila Ferreira, que lançará o livro ‘Ávila – 300 anos de História & Sabores’.

Salões Nobres

Um dos momentos mais aguardados do Festival de Araxá acontecerá nos Salões Nobres do Grande Hotel. São os festins gastronômicos comandados por grandes chefs brasileiros. O primeiro Festim, no dia 17/6, às 22h, no Salão Belo Horizonte, terá como tema ‘União dos saberes e sabores de Minas, o grande jantar dos mineiros’. No comando, os chefs Ivo Faria, do Restaurante Vecchio Sogno e Eduardo Avelar, do Espaço Avelar, de Belo Horizonte. No cardápio, produtos da autêntica culinária mineira como taioba, goiaba, cachaça, canjiquinha e tutu de feijão em grandes criações com ingredientes da gastronomia internacional. Haverá harmonização com cervejas da marca Walls.

Na sexta-feira (18/6), às 22h, no Salão Belo Horizonte, o Festim do dia terá como tema ‘A cozinha do Pomodori’, com o chef Jefferson Rueda, do Restaurante Pomodori (SP). O cardápio inclui o melhor da culinária italiana com o toque especial do criativo chef paulistano, um dos mais renomados do Brasil neste tema culinário.

No sábado (19/6), às 22h, no Salão Belo Horizonte, quem comanda o Festim com o tema ‘A culinária francesa no Brasil’ é o chef francês Emmanuel Bassoleil, do Hotel Unique e do Restaurante Skye (SP). No cardápio, pratos da sofisticada culinária francesa adaptada ao paladar brasileiro.

No Salão Minas Gerais, na sexta-feira (18/6), às 23h, haverá a abertura do Show Lounge Bar, com o DJ Alberto Dias, do Rio de Janeiro e o melhor do som nos estilos house, electro house e progressive house. Logo após, fechando a noite em grande estilo, haverá o show ‘Uma noite em Liverpool’, com a banda Sargent Peppers, a melhor banda cover dos Beatles do mundo. No sábado (19/6), o DJ Alberto Dias comanda a pista a partir de 23h. Logo após, a banda Dib Six, melhor no estilo disco do Brasil, comanda a festa no Show Dancing Days.

Praça dos Prazeres – Clube da Cozinha de Araxá

O grupo de chefs amadores do Clube da Cozinha de Araxá comandará os festivais gastronômicos regionais do evento na Praça dos Prazeres. No cardápio, pratos de nomes curiosos e que cumprem verdadeiros rituais culinários que carregam contribuições de várias culturas e tradições.

Na quinta-feira (17/6), às 17h, terá início o ‘Festival Rebordosa de Cordeiro’, onde os chefs Roberto Lemos, Roberto Abdanur, Daniel Natal e Olavo Bulau do Clube da Cozinha de Araxá preparam em gigantesca panela um guisado de cortes especiais de cordeiro com legumes. A previsão de término é 21h.

Já na sexta-feira (18/6), às 11h, terá início o ‘Festival Destrincho do Porco’, comandado pelos chefs Emílio Carlos Pereira Valle, José Antônio Sobrinho, Clóvis Barreto e Hely Aires, do Clube da Cozinha de Araxá. Neste verdadeiro ritual de comida típica da roça vários tipos de cortes de carne suína são cozidos em sua própria gordura, em grandes tachos de cobre, no fogão a lenha. A previsão de término é 16h.

No sábado (19/6), três rituais comandados pelo Clube da Cozinha de Araxá vão agitar o público do festival. Às 12h30, terá início o ‘Festival Paelha Caipira’ com receita exclusiva do clube feita com produtos típicos da roça. Preparado em grandes discos de arados, este prato é um show de sabor e beleza. No comando, os chefs Agenor Lemos Jr., Clóvis Barreto, Carlos Henrique Nascimento, Sérgio Akel, Mauro Maniglia e Walter S. dos Reis. A previsão de término é 18h. Já no ‘Festival Velório do Boi’, que começa às 16h, um boi inteiro é assado 24 horas seguidas, enquanto cantadores e contadores de causos fazem festa, embalados por cachaça, chope e outros drinks acompanhados de tradicionais tira gostos mineiros. Os chefs Vítor Maneira, Juninho Maneira, Fernando Braga e José Antonio Borges conduzem o festival. Às 23h, os chefs do Clube da Cozinha de Araxá se reúnem para iniciar o ritual da ‘Sopa do Velório do Boi’, onde as sobras das aparas do boi são cozidas com canjiquinha e legumes em grandes panelas e servidas ao pessoal que acompanha o evento.

No domingo (20/6), às 12h, o ‘Festival Viva o Boi’, encerra a participação do Clube da Cozinha de Araxá no evento com a degustação das carnes preparadas no velório do boi.

Praça dos Prazeres – Tenda Gastronômica

Ponto de encontro e de descontração para o público, a Praça dos Prazeres vai abrigar choperia, cervejaria artesanal, cachaçaria, drinks e doses, trattoria, creperia, petiscos portugueses, comida japonesa, delícias da fazenda, comida de buteco, entre outros, sempre acompanhadas de boa música. Acompanhe a programação musical que vai movimentar o evento.

Na quinta-feira (17/6), às 18h30, abrindo a programação musical, o festival apresenta o show ‘Jazz das terras de Dona Bêja’, com a banda Bêja Jazz. Às 20h30, a ‘Banda do Síndico’, formação original da banda de Tim Maia, se apresenta na Tenda Gastronômica com o melhor da música brasileira. Logo após, às 22h, no mesmo local, o evento apresenta o show de Alan Tannús e os ‘Tião e Banda Divinil’.

Na sexta-feira (18/6), às 17h, na Tenda Gastronômica haverá a premiação do ‘Melhor Queijo Minas’, com a escolha dos cinco melhores da microrregião de Araxá que irão para a etapa estadual. Logo depois, às 18h30, Ausier Vinicius e Grupo Pedacinhos do Céu apresentam o show ‘Tributo a Waldir Azevedo’. Às 20h30 é a vez da banda Zé da Velha e Silvério Pontes, com o show ‘Do choro a gafieira’.

No sábado (19/6), às 18h30, se apresenta Daniela Spielmann e Trio. Às 20h30, a atração é o músico Toninho Horta e banda com o show Orquestra Fantasma.

Encerrando a programação cultural no domingo (20/6), às 11h, a banda Vi Voz apresenta o show ‘Clube da Esquina’. Às 13h, fechando a agenda musical da Tenda Gastronômica, a banda Os Arachás apresenta o show ‘Samba de breque, samba de roda e samba quadrado’.
Fundação Calmon Barreto

Na programação paralela do festival, no Pátio da Fundação Calmon Barreto, na sexta-feira (18/6), às 20h, a atração é a banda Bossa Violada. No sábado (19/6), às 20h, no mesmo local se apresentam Ausier Vinícius e grupo Pedacinhos do Céu, com o show ‘Um Tributo a Waldir Azevedo’.

A organização do festival tem a assinatura de Armando de Angelis e Agenor Lemos Júnior. O patrocínio cultural é da CBMM; apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura Municipal de Araxá e SESC e participação especial do SENAC, Clube da Cozinha de Araxá, Araxá Convention & Visitors Bureau e Circuito da Canastra.

Serviço
4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá
Período: 17 a 20 de junho (quinta-feira a domingo)
Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá - Estância do Barreiro, s/nº - Araxá/MG
Informações: (34) 3661- 6010 e
www.festivaldearaxa.com.br

Informações para a imprensa: Ampla Soluções em Comunicação
Jornalistas responsáveis:
Liège Camargos, Marianna Moreira e Patrícia Leris
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8788-0043 / 8899-0353
Junho/2010

Marianna Moreira
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
imprensa@amplacomunicacao.com.br





0 Comments: