terça-feira, 15 de junho de 2010

Convite Palácio das Artes - Visitas Orientadas às exposições

A Fundação Clóvis Salgado, através da Gerência de Extensão, convida a sua instituição para participar das visitas orientadas às exposiçõesColeção Brasiliana Itaú e Kuarup A Última Viagem de Orlando Villas Bôas, realizadas respectivamente nas Galerias Alberto da Veiga Guignard e Genesco Murta, conforme os horários especificados abaixo.

Os interessados poderão solicitar o agendamento exclusivamente por meio dos telefones 3236-7322 / 3237-7389, de 2ª a 6ª feira, no horário de 9h30 às 12h30 e de 14h às 17h30.

Em cada exposição a visita orientada terá a duração de 1 hora para grupos de no máximo 45 pessoas.

Coleção Brasiliana ItaúDe 11 de junho a primeiro de agosto
Galeria Alberto da Veiga Guignard




Foto: divulgação
A Fundação Clóvis Salgado recebe, na Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes, a exposição Coleção Brasiliana Itaú, com cerca de 300 itens - pinturas, aquarelas, desenhos, gravuras, mapas e livros – ligados à história do Brasil. A mostra, que tem curadoria de Pedro Corrêa do Lago e acaba de ser vista na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, é recorte de uma coleção privada cujo acervo atualmente conta com cerca de cinco mil peças, que abrangem desde pinturas do Brasil holandês até as primeiras edições dos mais conhecidos álbuns iconográficos produzidos durante o século XIX sobre o País, bem como livro de artistas ilustrados do século XX. Uma sala especial é dedicada a imagens e livros referentes a Minas Gerais, como o raríssimo Erário Mineral. Destaque também para a exposição, pela primeira vez, do retrato de Dom Pedro II, ainda jovem, realizado por Rugendas em 1846, que acaba de ser adquirida diretamente da família real brasileira para o acervo do Itaú.

Dividida em núcleos, a mostra apresenta farta iconografia sobre o Brasil colonial por meio de mapas, livros, pinturas, gravuras, moedas e objetos, com especial enfoque no Brasil holandês. Outra parte fundamental da exposição é formada por um conjunto de quadros e gravuras dos viajantes e naturalistas, com
ênfase na iconografia do Rio de Janeiro e de São Paulo, e nos álbuns de gravuras da fauna e flora brasileiras. Outras pinturas de importantes artistas viajantes também integram a seção, em aquarela ou em gravura do Rio de Janeiro e outras obras ligadas à família real portuguesa e imperial brasileira.

A última parte da exposição contém livros de grande relevância na cultura brasileira, manuscritos de todos os governantes do País e documentos do período da escravidão. Também será apresentada uma coleção de livros na qual a obra dos principais artistas do Brasil se mescla ao texto de importantes escritores, resultando em obras raras e de grande beleza.

Exposição: Coleção Brasiliana Itaú
Local: Galeria Alberto da Veiga Gignard

Período: 11 de junho a primeiro de agosto
Horário de visitação: terça a sábado: 09h30 às 21h; domingos: 16h às 21h*Horário de visitas orientadas: de 3ª a 6ª feira - 9h30 / 10h30 / 12h / 14h / 15h30 / 16h30 / 18h / 19h30

Grupos de no máximo 45 pessoas.
Faixa etária: livreEntrada franca

Kuarup
16 de junho a 08 de agosto
Galeria Genesco Murta





Boa parte da sabedoria e experiência adquirida pelo sertanista Orlando Villas Bôas será transmitida ao publico na exposição Kuarup – A Última Viagem de Orlando Villas Bôas, que será inaugurada dia 15 de junho, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte e poderá ser vista até dia 8 de agosto. Depois a mostra segue para Curitiba, Brasília e Salvador.

Com curadoria de Denise Carvalho, Gilberto Maringoni e Noel Villas Bôas, a intenção é mostrar a cultura indígena do Alto-Xingu, na qual não só Orlando, como também os seus irmãos Cláudio e Leonardo Villas Bôas, tiveram período de imersão intensa em sua cultura e sociedade. Contrariando concepções equivocadas, eles identificaram ali uma sociedade equilibrada, estável, erguida sobre sólidos princípios morais, em que o comportamento ético sustentava uma organização tribal harmônica.

Na exposição, o visitante é convidado a desbravar esses costumes, sobretudo a maneira como encaravam a morte. Isso acontecerá por meio do olhar sensível do fotógrafo Renato Soares, que captou uma série de imagens do ritual de homenagem aos mortos ilustres indígenas, o Kuarup, feito especialmente para Orlando em 2003.

A mostra ainda reúne mapas, textos explicativos, retratos antigos e utensílios pessoais do sertanista. Entre os objetos dos Villas Bôas apresentados na exposição, estarão duas obras do pintor Poty Lazzarotto e uma aquarela do artista plástico Carybé, ambos muito amigos de Orlando.

Exposição:Kuarup – A última Viagem de Orlando Villas Boas
Data: 16 de junho a 08 de agosto
Local: Galeria Genesco Murta
Horário de visitação:
Terça a Sábado: 9h30 às 21h;
Domingos: 16h às 21h
*Horário de visitas orientadas:
de 3ª a 6ª feira - 9h30 / 10h30 / 12h / 14h / 15h30 / 16h30 / 18h / 19h30
Grupos de no máximo 45 pessoas.
Faixa etária: livre
Entrada franca



Gerência de Extensão
Av. Afonso Pena, 1537 - Centro - Belo Horizonte - MG
(31) 3236-7322
http://www.palaciodasartes.com.br/

0 Comments: