quarta-feira, 23 de junho de 2010

Festins gastronômicos levam renomados Chefs brasileiros a Araxá (MG)

Festins gastronômicos levam renomados Chefs brasileiros a Araxá (MG)

Um dos momentos mais aguardados do 4º Festival Internacional de Cultura e Gastronomia de Araxá, encerrado domingo (20/6), foram os festins gastronômicos comandados por grandes chefs brasileiros e realizados com pompa e circunstância no Salão Belo Horizonte do Tauá Grande Hotel.

Na quinta-feira (17/6), primeira noite do festival, os chefs mineiros Eduardo Avelar, do Espaço Avelar, e Ivo Faria, do Vecchio Sogno, ambos em Belo Horizonte (MG) comandaram o festim ‘União dos saberes e sabores de Minas, o grande jantar dos mineiros’. No cardápio, produtos da autêntica culinária mineira como taioba, goiaba, cachaça, canjiquinha e tutu de feijão, em grandes criações da gastronomia internacional. O ponto alto da noite foi o prato ‘Papo de porco com canjiquinha e pesto de mostarda’, celebrado pelos presentes como um verdadeiro ‘manjar dos deuses’.

A segunda noite do evento, sexta-feira (18/6), que teve festim com o tema ‘A cozinha do Pomodori’, foi comandada pelo chef Jefferson Rueda, dos Restaurantes Pomodori e La Tomate Bistronomique (SP). O cardápio uniu clássicos da culinária italiana com o toque especial do criativo chef paulistano, um dos mais renomados do Brasil neste tema culinário. Dois momentos da noite mereceram aplausos. O primeiro, a entrada, com ‘Ravióli de batata com cebola caramelizada e creme de parmesão’. O segundo, a sobremesa, ‘Merengue de frutas vermelhas’, que deixou os presentes com gostinho de quero mais.

Encerrando a programação de festins, no sábado (19/6), com o tema ‘A culinária francesa no Brasil’, o chef francês Emmanuel Bassoleil, do Hotel Unique e do Restaurante Skye (SP) apresentou cardápio da sofisticada culinária francesa adaptada ao paladar brasileiro. O ponto alto do jantar foi o prato ‘Robalo no vapor com creme champagne e caviar’, que fechou a noite em grande estilo.

A organização do festival tem a assinatura de Armando de Angelis e Agenor Lemos Júnior. O patrocínio cultural é da CBMM; apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Prefeitura Municipal de Araxá e SESC e participação especial do SENAC, Clube da Cozinha de Araxá, Araxá Convention & Visitors Bureau e Circuito da Canastra. A TV Integração (afiliada Rede Globo) foi a emissora oficial do festival.

Informações para a imprensa: Ampla Soluções em Comunicação
Jornalistas responsáveis: Liège Camargos, Marianna Moreira e Patrícia Leris
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8788-0043 / 8899-0353
Junho/2010

Marianna Moreira
Rua Visconde de Taunay, 61A - São Lucas
Belo Horizonte - MG - 30240-300
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
imprensa@amplacomunicacao.com.br





0 Comments: