quarta-feira, 2 de março de 2011

Visão Mundial contrata avaliador/a para avaliação de projeto na região Norte do Brasil

A ONG Visão Mundial abrirá edital para contratação de avaliador/a para o projeto Aldeias.

O Projeto Aldeias
[1] tem como objetivos a implementação de um programa multisetorial integrado que visa melhorar a vigilância, a conservação da biodiversidade e o manejo de recursos naturais em três[2] grupos indígenas na Amazônia Brasileira. A chave para alcançar esses objetivos, reside na construção da capacidade de autonomia das organizações indígenas. Para tanto, a VM e OPAN juntaram suas capacidades nas questões ambientais e de desenvolvimento, na mobilização social, em políticas indígenas e políticas públicas, no desenvolvimento organizacional e na conservação de biodiversidade.

Início de Março é a previsão da publicação completa do edital. Segue abaixo um resumo executivo da avaliação e seu contexto.

[1]O Projeto Aldeias é um consórcio formado pela Visão Mundial (VM) e Operação Amazônia Nativa (OPAN), que concorreu e ganhou o edital de 2008 do Programa de Meio Ambiente da Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

[2] O projeto irá trabalhar com 5 etnias no total. Uma vez que duas delas (Zuruahá e Hi-Merimã) são isoladas e de recente contato, apenas os Deni, Katukina e Paumari serão envolvidos em atividades diferentes, além do monitoramento e vigilância de seus territórios.

Introdução
O Projeto Aldeias é um projeto inovador na Visão Mundial por trabalhar em duas questões importantes para o desenvolvimento do seu ministério.
A primeira se refere ao público alvo. Os povos indígenas são o principal público beneficiário deste projeto. Já fizeram parte como público alvo em outros projetos, mas não de forma exclusiva. Esse fator proporciona uma oportunidade de verificar como a estrutura organizacional e de equipe se adéquam para melhor atender as demandas específicas de um grupo meta que destoa do padrão até então trabalhado. A questão aqui não é simplesmente como trabalhar com povos indígenas, mas o quão se está preparado para desenvolver projetos com públicos específicos.
A segunda se refere ao modelo de gestão através de um consórcio. A Visão e a OPAN foram uma parceria em forma de consórcio para propor, executar e gerir o projeto. Ainda que somente composto por duas organizações, é um modelo diferenciado que foi executado em outras poucas oportunidades, ainda permanecendo como um campo de aprendizagem bastante aberto. Como uma organização que se relaciona com muitas outras organizações, a Visão Mundial deve manter a firmeza dos seus princípios, normas, ao mesmo tempo que deve ter porosidade suficiente para se transformar a partir das relações que estabelece.

Dentre outras coisas, será importante que tenhamos elementos nesta avaliação para seguir nesse processo de aprendizagem organizacional.
O processo avaliativo tem a previsão de durar em torno de quatro meses, iniciando efetivamente em Maio/2011. As ações específicas para este período estão descritas no cronograma no item 10 deste TdR. O processo será gerenciado pela equipe de Desenho, Monitoramento e Avaliação da Visão Mundial Brasil, na pessoa do Sr. Alcimar Enéas Rocha Trancoso, Gerente de Efetividade e Qualidade Ministerial.

1. Resumo da avaliação

0 Comments: