terça-feira, 8 de março de 2011

Curso prepara professores para as APACs

Fonte: Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC)

Curso prepara professores para as APACs

Escrito por Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom TJMG - Unidade Goiás
Qui, 03 de Março de 2011 10:06

Cerca de 50 pessoas, entre voluntários e recuperandos, reúnem-se na Apac de Santa Luiza, de 14 a 17 de março, para o Curso de Capacitação e Implantação do Método de Leitura e Escrita “Aprendizagem e Promoção Humana”. Eles vêm de diversas comarcas e vão ser os responsáveis pelo ensino regular dos recuperandos em suas APACs de origem.

O curso é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do Programa Novos Rumos, Brisa Consultoria, Mazza Edições Ltda, com o apoio da Sociedade de Construção Civil Exergis Engenharia, da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Santa Luzia, e Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

A coordenadora do Novos Rumos, desembargadora Jane Silva, sente-se entusiasmada com parcerias deste tipo que geram “resultados muito positivos e são verdadeiros instrumentos de conhecimento e valorização pessoal, ética e social do recuperando”.

De acordo com o coordenador executivo do Programa Novos Rumos, juiz Luiz Carlos de Rezende e Santos, “esta capacitação é importante, pois forma multiplicadores que vão ensinar leitura e escrita aos recuperando que não o puderam fazer em épocas normais de suas vidas”.

Entre os recuperandos, são escolhidos, preferencialmente, os que estão no regime fechado, para dar uma continuidade mais extensa ao projeto. Também a facilidade de comunicação e o comprometimento são atitudes esperadas dos participantes. Após a definição, eles recebem autorização do juiz criminal para participarem do curso.

A cerimônia de abertura do curso será na segunda-feira, dia 14 de março, às 9 horas, e contará com a presença das seguintes autoridades: os coordenadores do Programa Novos Rumos, desembargadora Jane Ribeiro Silva e juiz Luiz Carlos de Rezende e Santos; o presidente da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Valdeci Antônio Ferreira; a diretora da Brisa Consultoria, Ayrde da Luz Siqueira Alves de Assis; a diretora da Mazza Edições Ltda, Maria Mazarello Rodrigues; o diretor da Sociedade de Construção Civil Exergis Engenharia, Anatólio Alves de Assis, além das autoridades locais.

O Método

O Método de Leitura e Escrita "Aprendizagem e Promoção Humana" foi desenvolvido pela Brisa Consultoria, em consonância com a Metodologia Apac, com a finalidade de propiciar a alfabetização do recuperando, bem como promover sua valorização humana.

O método visa à capacitação do professor alfabetizador que depois será um agente multiplicador, responsável pela implantação do ensino na Apac. Tem como referência as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade, conforme explica a coordenadora pedagógica da Brisa Consultoria, Ayrde da Luz Siqueira Alves de Assis.

“Estas diretrizes compreendem a educação como forma de garantir ao aluno competências de ordem pessoal – aprender a ser, exercitando sua capacidade de conhecer a si mesmo, compreendendo-se e aceitando-se; e social – aprender a conviver – tomando decisões corretas com base em valores”, explica a coordenadora.

Na prática, o método trabalha conceitos que são desenvolvidos através de palavras-chave escolhidas pelo valor fonético, em ordem crescente de dificuldades dos fonemas; e densidade pragmática de sentido – com associações às situações concretas de vida dos recuperandos.

O curso será realizado na Apac de Santa Luzia, onde os participantes ficarão hospedados, o que, para o presidente da FBAC, Valdeci Ferreira, “ajuda no fortalecimento da própria metodologia apaqueana, uma vez que os participantes convivem com a realidade da Apac, podem trocar experiências e conhecer novas práticas”.

Participam do curso 24 voluntários e 27 recuperandos, das Apacs das comarcas de Arcos, Alfenas, Canápolis, Caratinga, Frutal, Itaúna, Januária, Lagoa da Prata, Minas Novas, Nova Lima, Paracatu, Perdões, Pirapora, Pouso Alegre, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santa Maria do Suaçui, São João Del Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni e Viçosa.

Rumo à Universidade

Um exemplo de que a iniciativa tem bons resultados é o ex-recuperando Jaime Alves de Araújo, que participou do curso. Graduou-se, em março de 2009, no Ensino Fundamental de 1ª à 4ª série, por meio de exame especial de avaliação pela Escola Estadual Leon Renaut e, em seguida, recebeu o certificado de 5ª a 8ª série, em Exame Supletivo, realizados na Apac de Santa Luzia.

Hoje, em liberdade, Jaime trabalha na PHV Engenharia, está cursando o Ensino Médio, e deseja fazer o curso superior de Matemática.

0 Comments: