quinta-feira, 17 de março de 2011

Convocatória - Reunião de Criação do Banco Virtual de Trocas de Serviços da Grande BH

Convocatória - Reunião de Criação do Banco Virtual de Trocas de Serviços da Grande BH

Data: 17/03/2011 – Quinta - feira
Horário: 19:00 às 21:00 hrs.
Local: Centro Público de Economia Solidária - BH - Av. dos Andradas, 367 - 2º andar - Ed. Central -
Praça da Estação - Fone/fax: 3277-9830.

Prezados amigos e amigas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e seus arredores,

Há alguns anos, em alguns lugares do mundo, vários indivíduos e coletivos têm se beneficiado mutuamente com uma iniciativa de desconstrução da premissa mais básica da moderna sociedade de consumo, que prega que um indivíduo só tem acesso aos diversos serviços de qualidade se tiver dinheiro para pagar por eles.

Em Fevereiro de 2011 algumas pessoas estão começando a fazer o mesmo na grande São Paulo, provando que nós brasileiros estamos prontos para dar esse importante passo na construção de uma nova sociedade com ações econômicas libertárias.

O “Banco Virtual de Trocas de Serviços” é uma excelente ferramenta para qualquer indivíduo que possua alguma habilidade que possa ser útil para outros, e que esteja disposto a oferecer seu serviço em troca de poder usufruir das habilidades de outros que lhe possam ser úteis.

Além da desconstrução relacionada à dependência direta do uso do dinheiro para a obtenção de serviços de qualidade, está em jogo também a oportunidade de quebra de paradigmas envolvendo os valores arbitrários atribuídos às profissões e à diferenciação de quem presta o serviço e onde – por exemplo: o mesmo serviço pode ser mais bem remunerado quando é feito por homens ou brancos ou nas capitais. Também, o Banco representa uma possibilidade de ter acesso a serviços muitas vezes indisponíveis em algumas localidades, de conhecer pessoas, de fortalecer economias locais e experiências comunitárias.

Assim, gostaríamos de convidar todos vocês a colhermos juntos os incontáveis benefícios desse modelo inovador de economia solidária, cada um com o tempo que tiver disponível.

Esta convocatória possui a intenção de começarmos juntos do zero um “Banco Virtual de Trocas de Serviços” que contemple a Região Metropolitana de Belo Horizonte e seus arredores. Propomos que todo o processo de idealização e construção aconteça de maneira coletiva e participativa, com liderança horizontal e descentralizada, a partir da primeira reunião aberta na qual serão bem vindos representantes de todas as áreas de prestação de serviços, sejam profissionais com ou sem qualificação comprovada, com qualquer nível de escolaridade, trabalhadores formais ou informais, temporários, artistas, artesãos, agricultores, etc.

Quanto mais cabeças pensando juntas, mais bem estruturada e eficiente será nossa ferramenta.

0 Comments: