quinta-feira, 17 de março de 2011

Casa Una de Cultura - Inauguração

Casa Una de Cultura – Experimentalismo e Novas Linguagens

O Centro Universitário Una completa 50 anos e Belo Horizonte recebe de presente um novo espaço cultura.

No dia 22 de março será inaugurado o novo espaço cultural dedicado às artes na capital, a Casa Una de Cultura. O belo casarão do início do século, no qual funcionará a Casa, está localizada à Rua Aimorés, 1451, próximo à Praça da Liberdade. O novo espaço cultural da cidade consiste de três salas menores e uma sala multiuso que comportará aproximadamente 50 pessoas. Com o centro a Una pretende interferir de forma mais direta na vida cultural de Belo Horizonte, e ir além das atribuições educacionais que constituem sua principal vocação. A inauguração da Casa faz parte das comemorações do cinqüentenário do Centro Universitário.

A proposta da Casa Una é criar um centro cultural, que fomente o experimentalismo e as novas linguagens, questões que marcam o cenário contemporâneo, por meio de uma gestão colaborativa, formada por uma equipe multidisciplinar. Segundo Guaracy Araújo, um dos gestores da Casa, “os idealizadores do projeto pretendem fazer uso do espaço para abrigar manifestações artísticas das mais diferentes áreas, como artes cênicas, artes digitais, artes interativas, artes plásticas, audiovisuais, documental, literatura, música instrumental e vocal, poesia, saraus, videoarte e outras”.

Ainda de acordo com Guaracy os princípios que norteiam o projeto são: o prazer de ter experiência e a interação. Para atender esses valores a Casa Una é um projeto aberto, que pretende ser construído dia a dia com os principais utilizadores do espaço: artistas, produtores e gestores culturais.

Um dos desafios do projeto é conseguir usar em toda sua potencialidade as ferramentas digitais. Desta forma, a intenção é conseguir em breve veicular as atividades artísticas realizadas internamente na rede, viabilizando uma interação mais ampla entre o público e seus projetos, a fim de democratizar o acesso à cultura.

A cada mês será proposto um tema como referência, criando um ambiente propício ao diálogo, ao envolvimento, a interação. No primeiro mês o tema será o feminino.

Gestão Colaborativa

A Casa Una de Cultura tem uma proposta inovadora, ser um espaço cultural gerido de forma colaborativa. Para atender essa diretriz o espaço foi apresentado previamente no dia 15 de fevereiro de 2011, a um grupo de 80 convidados, do qual fizeram parte produtores e gestores culturais, professores, empresários, artistas, formadores de opinião e representantes da mídia especializada. O encontro foi uma oportunidade de mostrar a Casa e convidar a todos a participar enviando propostas de projetos, exposições, cursos, seminários, mostras, shows e espetáculos.

A opinião de quem foi à apresentação no dia 15 de fevereiro:

Chico Pelúcio – Fundador e Diretor do Grupo Galpão - Em primeiro lugar é importante destacar que essa não é uma casa qualquer, é uma casa que tem seu significado para Belo Horizonte, então só de estar preservada e aberta ao público, já é uma conquista importante. Outro aspecto que merece destaque é o fato de ser um espaço cultural ligado a uma instituição de ensino, fomentando a ligação entre educação e cultura. Também achei muito bacana esse conceito contemporâneo de construir o espaço em parceria, em um diálogo contínuo com a sociedade.

José Eduardo Gonçalves - Ex-presidente da Rede Minas – Esse projeto é uma provocação é uma casa que começa de um jeito totalmente diferente de todas as que eu conheço. A proposta é sensacional e instigante, cabe a nós agora ocuparmos esse espaço. Eu estou com vontade de montar acampamento aqui.

Kiko Ferreira – Jornalista da Rádio Guarani – Os espaços têm que ser multiuso, assim como as pessoas são. Então é muito importante existir esse novo espaço e que os futuros parceiros sejam chamados a opinar. A Una está de parabéns por mais essa iniciativa.

Lena Cunha – Professora e Gestora Cultural - Em primeiro lugar o fundamental é dar uso cultural para essa casa maravilhosa, do lado do Circuito Cultural da Praça da Liberdade. Em segundo lugar a proposta de incluir a opinião das pessoas que de fato vão utilizar o espaço é muito importante.

Mauro Werkema – Jornalista - Qualquer espaço que se abra ao exercício cultural, à reflexão, à troca de ideias, ao pensamento, às expressões artísticas e culturais é algo que engrandecem a sociedade a que serve.

Casa Una de Cultura
Rua Aimorés, 1.451
Casão 2º andar

Assessoria de Imprensa
Sinal de Fumaça – A comunicação original
(31) 3264-4404

Sérgio Stockler
(31) 9143-1001
sergio@sinaldefumaca.com.br

Viviane A Araújo
(31) 8889-2901
viviane@sinaldefumaca.com.br

0 Comments: