terça-feira, 22 de março de 2011

Blog de Poesias incluído na lista sobre o Dia Mundial da Água

Blog de Poesias incluído na lista sobre o Dia Mundial da Água das Nações Unidas

Em função dos Poemas pela Água, o blog A Luz é o Corpo da Alma, da brasileira Maria do Rosário Lino, foi incluído na lista oficial de eventos sobre o Dia Mundial da Água 2011, pela UN Water, órgão do Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais. O Dia Mundial da Água, neste dia 22 de março, terá como tema “Água para as cidades: respondendo ao desafio urbano”.

O objetivo de UN Water, o setor das Nações Unidas que promove o Dia Mundial da Água, é promover uma reflexão em escala internacional sobre o impacto do rápido crescimento da população urbana, a industrialização e a incerteza causadas pelas mudanças climáticas, os conflitos e os desastres naturais sobre os sistemas urbanos de abastecimento de água. Neste ano em que o planeta deve chegar a 7 bilhões de moradores, mais da metade já vivem em cidades, indicando enormes desafios para garantir o suprimento de água nas áreas urbanas. (Eventos relacionados ao Dia Mundial da Água, no site especial de UN Water, estão em Site Un Water

Um dos Poemas pela Água, de Maria do Rosário Lino, incluídos no site é “Água”, do livro “A Luz é o Corpo da Alma”, de 2002. Trecho do poema: “Suas cascatas despejam/ energia vital como/ um vitral de luz/ que se traduz em céu/ em contato com o ar”.

Outro Poema pela Água é “O último farol”, do livro “O adolescer de um novo dia”, de 1997, com versos como: “Essa guerra surda hoje enterra/ nossos parentes aquáticos./ Sorumbáticos, teremos o mesmo fim./ E lacônicas as estrelas/ nos olharão piedosas,/ temerosas, porém,/ que o potencial destrutivo terreno,/ num último e verdadeiro ato obsceno/ alcance o macrocosmos,/ matando também o eterno”.

“Sete Quedas”, do livro “Ide Ais”, de 1994, é outro Poema pela Água. “Ninguém dissolve/ a água/ ela evapora/ vai embora/ mas retorna/ em quedas/ d´água/ livre/ e sempre/ de pé”! E “Deixa a água”, do livro “Pó Ética da Paz”, de 1993, é outro Poema pela Água.

Maiores informações:
http://aluzeocorpodaalma.blogspot.com/

0 Comments: