quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Trem das Artes 2009 estreia em Conselheiro Lafaiete

O projeto itinerante Trem das Artes estreia sua programação cultural 2009 neste final de semana (19 e 20 de setembro), em Conselheiro Lafaiete. De setembro a novembro, o Trem das Artes vai contemplar oito cidades, sendo cinco do interior mineiro (Bom Jardim de Minas, Brumadinho, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas e Sarzedo) e três municípios fluminenses (Itaguaí, Paraíba do Sul e Pinheiral). Todas essas cidades vão receber uma vasta e diversificada programação gratuita, que inclui: peças teatrais, contação de histórias, show musical, oficinas para crianças e oficinas para educadores e gestores culturais.

Uma viagem pelos trilhos da arte, cultura e educação

A grande novidade dessa edição são as oficinas educativas e culturais que visam capacitar gestores, artistas e educadores de cada localidad

Uma viagem de muita arte, diversão e cultura. Assim começa o Trem das Artes 2009, que fará sua primeira partida no dia 19 de setembro rumo à cidade de Conselheiro Lafaiete (MG). Em sua sexta edição, o Trem das Artes, uma realização do Instituto Artivisão com o patrocínio da MRS Logística, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, vem se configurando como um dos grandes projetos itinerantes dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

De setembro a novembro, o Trem das Artes vai contemplar oito cidades, sendo cinco do interior mineiro (Bom Jardim de Minas, Brumadinho, Conselheiro Lafaiete, Entre Rios de Minas e Sarzedo) e três municípios fluminenses (Itaguaí, Paraíba do Sul e Pinheiral). Segundo a assessora de comunicação empresarial da MRS, Carmen Maron, a seleção dessas cidades foi feita a partir de um conjunto de fatores que inclui a necessidade de melhoria do relacionamento da organização com a comunidade e também as opções culturais disponíveis em cada um desses municípios.

De acordo com a assessora, realizar projetos como esse é de extrema importância, pois ele promove a arte, a cultura e o lazer em comunidades que estão distantes dos grandes centros urbanos e, portanto, dos principais eventos e produções culturais. “O Brasil possui uma cultura muito rica e diversificada, mas ainda temos escondido grandes artistas e grupos locais que também defendem a cultura brasileira do nosso país. Por isso, acreditamos que o Trem das Artes seja uma forte iniciativa de estimular e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por esses grupos”, revela.

Para Patrícia Lamego, gestora do Instituto Artivisão e coordenadora geral do Trem das Artes projetos culturais acessíveis a todos são transformadores pelo aspecto da promoção de uma interação entre segmentos diferentes da sociedade. “Sendo a cultura toda e qualquer manifestação do modo de vida de um povo, é em torno dela que gravita a identidade nacional. Daí a sua função catalisadora e a sua capacidade de integração de pessoas e de interpretação do inconsciente coletivo”, afirma.

A programação

A programação cultural do Trem das Artes, que é inteiramente gratuita, estreia em todas as cidades, sempre aos sábados. A abertura dos eventos artísticos é feita pelos grupos locais selecionados em cada cidade ou região. Estas apresentações incluem shows musicais, peças teatrais e espetáculos de dança.

Em seguida, o projeto abre espaço para outras grandes atrações. Participam desta edição o grupo Corpo Cidadão, com o espetáculo de dança “Consumidor Loko”; a atração cênico-musical “Titane e o Campo das Vertentes” e a peça teatral "A Santinha e os Congadeiros", do diretor João das Neves.

Aos domingos serão realizadas atividades lúdicas para crianças e adolescentes. Primeiramente o público infantil terá a oportunidade de participar da oficina “Berimbalança”. Coordenada pelo professor de educação física Freddy Freiha, a atividade mistura técnicas da capoeira e do circo estimulando o desenvolvimento da criança em cinco pilares estruturais: motor, afetivo, social, cultural e cognitivo.

No segundo momento, quando se encerra cada etapa da programação do Trem das Artes 2009, serão apresentados espetáculos infantis cênico-musicais. Na cidade fluminense de Pinheiral o programa de encerramento será a peça “A Viagem de Clara – Em busca do Eu perdido”, da Confesso!Cia. de Teatro. Nos outros municípios do roteiro, o encerramento fica por conta da atração “Rúbia: brincando e contando histórias”. A apresentadora e educadora Rúbia Mesquita, através de suas dinâmicas, cantigas e brincadeiras, contará histórias de sua infância e do tempo de seus pais e avós. No espetáculo, Rúbia também abordará o tema da segurança nas linhas do trem. Durante uma conversa divertida e educativa com um maquinista da MRS ela vai falar sobre a importância da ferrovia, informando e conscientizando as crianças com relação aos perigos que a linha de trem representa e sua essencial função como meio de transporte.

“O Trem das Artes já se tornou a cara da MRS. Esperamos que essa edição seja muito rica e proveitosa, pois estamos entrando de corpo e alma para melhorar ainda mais o nosso relacionamento com as comunidades. Essa será uma oportunidade fantástica para intensificarmos a parceria com o projeto e mostrar todo o trabalho realizado pela MRS”, observa Carmen.

Gestores culturais e educadores ganham espaço no projeto

Diferente das edições anteriores, este ano o Trem das Artes vai fomentar frentes de pesquisa realizadas pela própria comunidade nas cidades visitadas pelo projeto. O intuito é mapear as manifestações e aparelhos culturais de cada uma das localidades. Para isso, serão realizadas três oficinas: Desenvolvimento de Projetos Culturais, Mapeamento e Diagnóstico da Cultura Local e Planejamento Cultural.

Na oficina “Desenvolvimento de Projetos Culturais” serão capacitados artistas, gestores públicos, agentes e produtores culturais, para a utilização de técnicas de mapeamento cultural, diagnóstico participativo, planejamento e elaboração de projetos. A partir da oficina os participantes terão embasamentos teóricos e conceituais sobre políticas e planejamento, bem como sobre mecanismos de financiamento à cultura, dotando-os de técnicas e conhecimentos para uma atuação mais profissional e consciente na área cultural que cada vez mais exige de seus profissionais uma postura mais ética e segura.

Na oficina “Mapeamento e Diagnóstico da Cultura Local”, os participantes terão que levantar dados referentes às práticas, espaços, eventos, festas, manifestações culturais, grupos e artistas atuantes na região pesquisada. O objetivo é apresentar, ou mesmo reforçar, a importância de dados culturais relevantes do município para que o aluno amplie seus conhecimentos sobre seu próprio contexto cultural.

Após a pesquisa e a sistematização coletiva dos dados levantados, será aplicada técnica de diagnóstico rápido participativo (DRP), a partir do qual serão identificadas as principais demandas e propostas ações para o fomento da cultura local. Além da reflexão a respeito da importância da pesquisa e do diagnóstico da cultural local, a oficina visa fazer com que os alunos tenham uma visão breve das possibilidades instrumentais e técnico-metodológicas para a construção participativa de um diagnóstico cultural.

Já a oficina “Planejamento Cultural” tem o objetivo de capacitar tecnicamente os gestores culturais de cada localidade para a utilização de técnicas de diagnóstico participativo e de planejamento. Ao final do processo participativo, a intenção é destacar diretrizes para a proposição de ações culturais para o município, contribuindo para uma futura implementação de um planejamento estratégico.

Segurança na prevenção de acidentes

Preocupada com a segurança da população no convívio com a ferrovia, a MRS, em parceria com o Instituto Artivisão, traz nesta edição do Trem das Artes informações e dicas importantes para a prevenção de acidentes nas linhas ferroviárias. De acordo com a assessora de comunicação empresarial da MRS, Carmen Maron, ao longo do evento serão promovidas palestras, visitas às auto-escolas e blitz educativa, com distribuição de folhetos e conscientização dos comerciantes locais. Campanhas como essas são realizadas periodicamente, apesar da empresa apresentar um índice de acidentes que está no nível das melhores e mais seguras ferrovias do mundo.

Segundo Carmen, a MRS faz anualmente expressivos investimentos - cerca de R$1,5 milhão - na segurança de suas operações, buscando reduzir acidentes de transporte, especialmente os que acontecem envolvendo veículos e pedestres. “Para preservar a vida da população investir em segurança é uma das prioridades da MRS, por isso, a organização promove campanhas permanentes buscando orientar e educar as pessoas, especialmente as que moram próximas à ferrovia”, finaliza.

Serviço: Trem das Artes
Data: 8 de setembro a 29 de novembro
Cidades: Conselheiro Lafaiete (MG), Bom Jardim de Minas (MG), Entre Rios de Minas (MG), Pinheiral (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Sarzedo (MG), Brumadinho (MG) e Itaguaí (RJ)
Programação Gratuíta
Realização:
Instituto Artivisão
Patrocínio:
MRS Logística
Fontes para entrevista:
Patrícia Lamego –Coordenadora Geral do Projeto Trem das Artes
Contatos: (31) 3241-5880 ou (31) 9217-4812
Carmen Maron – Assessora de Comunicação Empresarial da MRS
Contatos: (32) 3239-3604 ou (32) 8427-1158

Assessoria de Imprensa:
Sinal de Fumaça – A comunicação original
Sérgio Stockler: (31) 9143-1001
Pollyanna Alcântara: (31) 9752-4058
Telefones: (31)3264-4404
E-mail:
pollyanna@sinaldefumaca.com.br

Release Conselheiro Lafaiete.doc
Grade de Programação.doc
Release Apresentação.doc

0 Comments: