sexta-feira, 18 de setembro de 2009

4º Salão do Livro do Vale Aço

4º Salão do Livro do Vale Aço terá atividades em Ipatinga, Fabriciano, Timóteo e Belo Oriente

A alteração do nome, a ampliação da abrangência e a nova identidade visual são apenas algumas das mudanças que serão percebidas pelo público durante o 4º Salão do Livro Vale do Aço, que será realizado de 29 de setembro a 04 de outubro, com programação simultânea nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Belo Oriente (MG).

‘Uma região unida pela leitura’ foi o slogan escolhido para o evento, que deixa sua abrangência local em Ipatinga para alcançar toda a comunidade da região do Vale do Aço, um dos principais pólos de desenvolvimento econômico, industrial e cultural de Minas Gerais.

“Com a participação ativa da Superintendência Regional de Ensino, das Secretarias de Educação e Cultura, o importante apoio das lideranças municipais e a grande motivação dos alunos e da comunidade, nossa expectativa é de receber a visita de mais de 45 mil pessoas nos seis dias do evento”, destaca Aníbal Macedo, da AHPCE Eventos, coordenador de produção e gestor administrativo do evento.

O 4° Salão do Livro Vale do Aço é uma realização da Paralelo 3 Marketing Cultural, AHPCE Eventos e Instituto Cultural Usiminas, com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Atividades

A programação do evento será bastante diversificada, com lançamentos de livros, bate-papos com autores, apresentações de teatro, narração de histórias e musicais, exposições literárias, mesas redondas no Seminário e palestras com educadores.

Para envolver a comunidade do Vale do Aço de forma mais abrangente, serão realizadas ainda duas feiras paralelas, em Timóteo e Ipatinga; e sessões de cinema em Fabriciano e Ipatinga, com sorteio e distribuição de vales-livro.

O 3º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil, voltado para educadores de escolas públicas e particulares da região, será realizado no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga (MG), de 30 de setembro a 02 de outubro, com atividades se repetindo nos horários da manhã e da tarde. Todos os participantes receberão vales-livro.

Atrações

Os grupos Atrás do Pano, Farroupilha, Candongas, Armatrux e Perna de Palco são alguns dos participantes do Salão do Livro.

Entre os educadores e escritores confirmados estão Edmir Perroti, Daniel Munduruku, Ilan Brenman e Michele Iacocca, de São Paulo; Anna Cláudia Ramos, do Rio de Janeiro; além de Marilda Castanha, Pierre André, Sandra Bittencourt, Beatriz Myrrha, Aracy Alves Martins, Bartolomeu Campos de Queirós, Lino de Albergaria, Neusa Sorrenti, Marcelo Xavier, Jorge Fernando dos Santos, Branca Maria de Paula, Nelson Cruz, Zélia Versiani, Adriano Macedo e Alécio Cunha, todos de Belo Horizonte.

O evento contará ainda com três exposições: ‘Escrituras’ em homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós’, ‘O amanauense Cyro dos Anjos’ e ‘Encontro Marcado com Fernando Sabino’. Para falar sobre a vida e obra de Sabino, foram convidados os escritores, Afonso Romano de Santana e Ziraldo.

Os curtas gravados por Fernando Sabino farão parte da programação do cineminha literário em Ipatinga, e os longas-metragens inspirados em sua obra terão sessões de cinema em Coronel Fabriciano.

Em Timóteo, haverá ainda oficinas de leitura dramática, que terão como base de trabalho alguns contos de Oswaldo França Júnior, falecido há 20 anos. Além de show do músico Rubinho do Vale.

Evento especial

Em parceria com o Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e a cinemateca da Embaixada da França, de 1º a 05 de outubro, sempre às 19h, o Salão do Livro Vale do Aço homenageará o Ano da França no Brasil, com exibição de curtas da recente produção francesa, sobre temas variados. Nos dias 03 e 04, as sessões de curtas-metragens serão com produção infantil.

Informações

As escolas já podem conferir a programação no site www.salaodolivro.com.br e agendar as visitas e participação dos educadores no seminário e oficinas através do telefone (31) 3822- 2986. A participação dos alunos nos espetáculos teatrais deverá ser agendada pelo telefone (31) 3829-9654.

Assessoria de Imprensa Belo Horizonte:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
Setembro/2009

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: