terça-feira, 15 de setembro de 2009

Estação Pátio Savassi - 19/09

Estação Pátio Savassi propõe debate sobre a rua como espaço de expressão (19/9)

A expressão da arte é um assunto complexo, ainda mais quando se trata de apresentá-la em espaços urbanos. É possível delimitar o que deve ser exposto na rua? As intervenções urbanas podem ser classificadas como arte?

Para responder este e outros questionamentos sobre as formas de expressar o sentimento artístico nas grandes cidades, o projeto Estação Pátio Savassi convidou a Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem, Maria Luiza Viana. Ela conduzirá a palestra ‘Reinventando o espaço urbano: a arte e a rua’, neste sábado, 19 de setembro, a partir de 11h. O encontro será no anfiteatro (piso L2) do shopping Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6061 Savassi). A entrada é franca.

Na palestra, Maria Luiza irá apresentar alguns casos interessantes sobre as possibilidades de utilizar a rua como espaço para a experimentação e produção estética. Ela fará um percurso histórico pelas manifestações públicas de caráter político, coletivo e artístico nos dias atuais, refletindo sobre o uso consciente da rua para expressão da contemporaneidade.

Maria Luiza Viana é Mestre em Arte e Tecnologia da Imagem pela UFMG, onde propôs um estudo sobre os grafites nas ruas de Belo Horizonte. Atualmente é professora de arte no curso de Design na UFMG e do Curso de Pós-Graduação em Políticas para a Juventude, no Centro Universitário Newton Paiva. Atua também no Programa Escola Integrada da PBH, onde coordena o projeto: ‘Arte, intervenção e comunidades’.

O ‘Estação Pátio Savassi’, parceria cultural entre o Pátio Savassi e a Estação do Saber, que responde pela curadoria do evento, foi idealizado e é organizado com o objetivo de promover discussões sobre assuntos variados e atuais, comandados por intelectuais, escritores e profissionais renomados. A iniciativa já se tornou referência como fonte de cultura e entretenimento de qualidade na capital mineira. Em setembro, as palestras respondem a pergunta: ‘Quero saber sobre novos usos, criações e reinvenções’, abordando assuntos variados ligados ao tema.

Debates online

O público pode acompanhar as palestras do projeto pelo Twitter (www.twitter.com/arpjulia), onde são postadas frases e comentários ao vivo. Para dar continuidade ao debate, as discussões dos temas seguem também através do fórum: www.estacaodosaber.art.br. Nestes ambientes, o objetivo é buscar redes sociais que discutam temas relativos à cultura.

Agenda: Estação Pátio Savassi – Palestra: “Reinventando o espaço urbano: a arte e a rua”
Data: 19 de setembro de 2009, sábado // Horário: 11h
Local: Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061 Savassi – Belo Horizonte – MG
SAC Pátio Savassi: (31) 3263-8500 –
www.patiosavassi.com
Entrada Franca

Informações para a imprensa:
Estação do Saber: Ampla Soluções em Comunicação
Liège Camargos
(31) 3225-1116/3221-9241/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Pátio Savassi - Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Tel: 31.3227.4566 / 3223.5137 / 9404.0102 / 9404.0123
Jornalista responsável: Cilene Impelizieri
hipertexto@hipertextoweb.com.br
www.twitter.com/hipertextoweb

0 Comments: