quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alternativa rápida para a cura do câncer de pele

Esperança no combate ao câncer de pele
Terapia Fotodinâmica pode ser alternativa rápida para a cura

Cerca de 115 mil novos casos de câncer de pele não melanoma devem surgir no Brasil até o final deste ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Indivíduos que trabalham com exposição direta ao sol são mais vulneráveis a esse tipo de câncer, mais comum em adultos, com picos de incidência por volta dos 40 anos. Porém, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo.

Apesar das altas taxas de incidência, o câncer de pele não melanoma apresenta altos índices de cura e já pode ser combatido sem a necessidade de cirurgia. Através da terapia fotodinâmica, os pacientes têm a possibilidade de se recuperar em, no máximo, dez dias. O método consiste na aplicação de um creme à base de ácido aminolevulínico. “Exposta à uma fonte de luz, a camada de creme provoca uma série de reações químicas que causam a morte das células cancerosas”, destaca a dermatologista Patrícia Ávila, da Lux Clínica.

Segundo a médica, trata-se de um tratamento bastante eficaz. “Além de ser simples e seguro, é indolor. Por isso, o uso da terapia fotodinâmica vem crescendo muito no Brasil”. A recuperação dura de sete a dez dias - tempo necessário para desaparecer a vermelhidão e o inchaço.

A paciente Maria Aparecida Pinto, de 65 anos, passou pelo tratamento há cerca de um mês, na Lux Clínica. Sua principal preocupação eram as manchas escuras no rosto. “Além de prejudicarem minha aparência, tive medo que fosse algo mais sério, como um câncer de pele”, relata. Através da terapia fotodinâmica não só as manchas desapareceram, como a incerteza também. “Descobrimos que não era nada grave e minha pele está ótima”, comemora a funcionária pública.

Rejuvenescimento

A mesma fonte de luz utilizada para a terapia fotodinâmica pode ser usada no rejuvenescimento de mulheres com mais de 40 anos e que se expuseram ao sol sem as devidas medidas preventivas. “Nesses casos, a coloração da pele já apresenta alterações como flacidez, rugas e sulcos acentuados. O procedimento irá atuar nas fibras elásticas e colágenas, melhorando o tônus, além de mapear e tratar as lesões pré-malignas provocadas pela radiação solar”, explica.

No entanto, Dra. Patrícia Ávila alerta que o cuidado com a pele á fundamental. “Evitar exposição excessiva ao sol e usar filtro solar todos os dias são formas de prevenir o envelhecimento e, consequentemente, problemas como o câncer”.

Informações para Imprensa:
Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa
Tel: 31.3227.4566 / 3223.5137 / 9404.0102 / 9404.0123
Jornalista responsável: Cilene Impelizieri

hipertexto@hipertextoweb.com.br
www.twitter.com/hipertextoweb

0 Comments: