quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Marcha pela Paz - Distrito de Sousas/Campinas

Marcha pela Paz mobiliza Comunidade do Distrito de Sousas em Campinas

No próximo dia 4 de setembro, sexta-feira, a comunidade do distrito de Sousas, em Campinas (SP), participa da quinta edição da Marcha pela Paz, uma iniciativa do Intersetorial do distrito e que conta com o apoio do Projeto Pacto Sustentável. Composto por várias organizações, o Pacto Sustentável é um dos quatro projetos desenvolvidos em Campinas, entre segundo semestre de 2009 e ano de 2010, como parte da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, do Fundo Juntos pela Educação.

A difusão de uma cultura de paz e dos valores da não-violência, além da consolidação do sentido de comunidade e cidadania no momento em que se lembra a Semana da Pátria. Este é um dos propósitos da Marcha pela Paz do distrito de Sousas, segundo a assistente social Iara Fais Ferreira, coordenadora do Projeto Pacto Sustentável. Ela assinala que o Projeto apóia a Marcha porque os conceitos da paz e não-violência estão associados à idéia da educação integral.

O início das atividades da sexta-feira, 4 de setembro, está previsto para as 9 horas, na praça Beira Rio, centro de Sousas. Hino nacional, atividades artísticas, culturais e esportivas serão realizadas. As organizações integrantes do Projeto Pacto Sustentável e outras da comunidade do distrito prepararão materiais de divulgação com mensagens pela paz.

O Projeto Pacto Sustentável, que tem como proponente a Associação Presbiteriana de Ação Social, tem como parceiros a Sociedade da Congregação dos Irmãos de Santa Cruz, Associação Cornélia Maria E. Van Hylckama Vlieg, EE. Dr. Antonio Carlos Couto de Barros, Biblioteca Pública Distrital de Sousas “Guilherme de Almeida”, Prefeitura do Município de Campinas Centro de Saúde Sousas, Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental, Prefeitura Municipal de Campinas/ Secretaria de Esportes e Casa de Cultura “Antonio da Costa Santos”.

O Programa pela Educação em Tempo Integral é a primeira iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE. O Programa, que tem apoio técnico da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), objetiva a criação e/ou fortalecimento de espaços locais de aprendizagem, muito além dos muros dos prédios escolares, e voltados à educação integral de crianças e adolescentes. O propósito é que os jovens tenham atividades educacionais o tempo todo, oferecidas por redes formadas entre escolas, bibliotecas, entidades e outros ativos das comunidades.
A Primeira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, entre 2006 e 2007, beneficiou a mais de 10 mil jovens, por meio de nove projetos – quatro em Campinas e cinco em João Pessoa e Lucena, na Paraíba. A Segunda Edição, entre 2008 e 2009, teve uma ampliação para onze projetos, sendo cinco em Campinas e seis na Região Metropolitana de João Pessoa, nos municípios de João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Mais de 90 organizações estiveram envolvidas nas primeiras duas edições.

Na Terceira Edição, o Fundo Juntos pela Educação apóia quatro projetos em Campinas (SP) e seis na Paraíba. Em Campinas, além do Pacto Sustentável, estão em curso os projetos Além das Letras, Novasatitudes.com e Comunidade Educativa: integrando a formação e a informação a partir de ações comunitárias.. Estão envolvidas 27 organizações nos quatro projetos de Campinas.

Fundo Juntos Pela Educação
José Pedro Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867
josepmartins@uol.com.br
www.juntospelaeducacao.com.br

0 Comments: