segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Apito do Vapor

O Apito do Vapor

Benjamim Guimarães volta ao leito do "Velho Chico" para turnê em cidades ribeirinhas

Único remanescente do período áureo da navegação no Rio São Francisco entre Pirapora, em Minas, e Juazeiro, na Bahia, o vapor Benjamim Guimarães, que pertence à Companhia de Navegação do São Francisco (Franave), volta navegar pelas águas do rio em cruzeiro fluvial que inclui passeios turísticos e eventos noturnos. O vapor é sempre uma atração por onde passa e atrai curiosos ao barranco do rio, atraídos pelo apito que avisa da sua aproximação.

A turnê do Benjamim está prevista para acontecer entre os dias 28 de setembro e 13 de outubro. A iniciativa é resultado da parceria entre as empresas Grande Gerais Turismo e Dark Eventos, de Januária. “A intenção do projeto é resgatar e promover a cultura ribeirinha através de um de seus maiores ícones, é a cultura viva deslizando pelas águas do nosso São Francisco”, diz Aurélio Vilares, proprietário da Dark Eventos.

Serão dois cruzeiros. No primeiro deles, o navio de água doce vai percorrer o trecho do Velho Chico que separa as cidades de Pirapora e Januária, com saída prevista para o dia 28 próximo. O custo do passeio é de R$ 600 e o pacote inclui café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e uma festa a noite. O percusso de volta a Pirapora, com novos passageiros, começa no dia 8 de outubro e tem chegada prevista para o dia 13 do mesmo mês.

Uma das muitas atrações para o turista que participar da excursão será a festa dos Santos do Rio, em Januária, que é uma espécie de romaria nas águas do rio São Francisco, que está na oitava edição e já se tornou referência como movimento em defesa do meio ambiente norte-mineirio. A viagem no vapor prevê ainda visitas às cidades de São Francisco, São Romão e Pedras de Maria da Cruz, todas no barranco do Velho Chico. Os interessados na excursão podem obter mais informações nos telefones (038) 3621.3812 ou 3621.4654.

Fonte: blog do Luis Claudio Guedes

0 Comments: