quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Conferência de Comunicação - Marcos Dantas

Conferência discute acesso a “informação e conhecimento”

O objetivo do doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcos Dantas em Macaé a partir desta sexta-feira é debater um conjunto de questões tanto sobre a produção quanto ao acesso aos meios de comunicação. E não é à toa que ele – ex-secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação entre 2004 e 2005 e atualmente professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-RJ – pensa na democratização dos veículos de informação para que a sociedade “não dependa mais apenas dos jornalões”, conforme coloca o professor.
Marcos Dantas vai participar nesta sexta e sábado da 1ª Conferência de Comunicação do Norte Fluminense, que ocorre no Sindipetro-NF em Macaé, com início a partir das 18h30. Além dele, mais quatro especialistas virão tratar do acesso às mídias em diferentes eixos – desde o marco regulatório da comunicação nacional à democratização digital.
- A Confecom deve discutir o conjunto de questões relacionadas à produção e acesso à informação e conhecimento por parte de todos os brasileiros e brasileiras – aponta Dantas, que, entre suas atividades, presta assessoria para Federação dos Trabalhadores das Empresas de Telecomunicações, ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). No entendimento do professor, as conferências de comunicação que pipocam pelo Brasil antecedendo o encontro nacional, em dezembro, devem ir muito mais além do que uma simples discussão sobre a queda da exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista.
- Eu, particularmente, não tenho porque ficar tratando disso (diploma) em sala de aula, nem penso que este seja um tema central para discussão na conferência. O assunto é de exclusivo interesse corporativo, de ambas as corporações, as dos empregadores e a dos empregados. As alternativas são os blogs, sítios de informações ou de relacionamento na internet, webradios, webTVs, são muitos os recursos à disposição da sociedade para informar e se informar.
Marcos Dantas vai além, elogiando o criticado blog da Petrobras que disponibiliza na internet as informações enviadas e requeridas pelo “jornalões”.
- Recentemente, a Petrobras demonstrou isso (recurso para informar a sociedade) ao criar o seu próprio blog para que todos e todas possamos conhecer na íntegra as respostas que ela dá aos jornalistas e que os jornalistas filtram para os seus leitores, conforme os interesses e idiossincrasias dos jornalistas, não necessariamente conforme os interesses e aspirações dos seus leitores. A democratização das comunicações se dará por aí, por um movimento que transcenda o debate meramente profissional. Espero que Macaé reforce o processo.
Mais informações sobre a Conferência de Comunicação do Norte Fluminense no site http://atracom.figos.org/

0 Comments: