quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Gestão da Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável

Gestão da Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável

Pós-graduação Lato Sensu

"É impossível fazer-se uma revolução sem teoria revolucionária."
Lenin

Companheiros e companheiras da economia solidária de Minas Gerais

Nós do movimento de economia solidária teremos mais uma oportunidade de formação de novos militantes em economia solidária.

Ajudamos a formatar um curso Lato Sensu junto a faculdade promove que terá como educadores e educadoras companheiros e companheiras de nossa caminhada. Será um espaço a mais na nossa luta em espalhar as nossas visões de mundo e que o mundo que queremos construir precisa de novos militantes engajados na transformação dessa economia que durante anos vem massacrando os trabalhadores com o trabalho subordinado e alienante.

Acreditamos, sinceramente, que o curso mesmo sendo pago, vai proporcionar esta ampliação. Queremos que os companheiros e companheiras que estão no perfil do público alvo do curso se inscrevam para que a turma se complete e que possam cada vez mais acumular conhecimentos que certamente serão valiosos para todos nós do movimento de economia solidária no estado de Minas Gerais.

Que eu tenha conhecimento é o primeiro curso de pós-graduação Lato Sensu que terá como educadores companheiros e companheiras, mestres e doutores, do movimento de economia solidária junto a uma Universidade privada.

O corpo docente (educadoras educadores) será formado: Maria Regina, Alexei Baastiere(escola 7 de outubro), Luiz Henrique, Auriseane(Escola 7 de outubro), Patricia Meireles(assessora UNISOL Brasil), Bianca Costa (Gestora Pública em economia solidária), Norma Valentina(Gestora pública em economia solidária),Roseny ( Ex-Assessora ADS-CUT), Maria Lucia(Gestora pública em economia solidária), Ana Maria Murta, Benedito-BENÉ( ITCP –São João Del Rey), João Batista, Wilson Roberto(Instituto Marista de Solidariedade), Igor(promove), Antonio Mário(promove), Carlos Eduardo(promove) e Lúcia Formoso (Gestora pública em economia solidária e consultora técnica).

Contando com a necessidade de formarmos novos quadros para o movimento peço que se inscrevam.

Saudações econosolidárias,
Luizinho – CUT-MG/Fórum Mineiro de Economia popular Solidária

Gestão da Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável
Pós-graduação Lato Sensu

Objetivo Geral

· Prover a equidade entre o desenvolvimento econômico e social através dos princípios da economia Solidária, ou seja, empreendimentos autogestionários e auto-sustentáveis.

Objetivos específicos


· Formar alunos capazes de fazer diagnósticos e análises regionais, setoriais e mercadológicas;

· Capacitar alunos para planejar, construir, gerir, assessorar e fomentar empreendimentos auto-sustentáveis, bem como propor programas e projetos sociais no âmbito da Economia Social;

· Preparar alunos para implantar sistemas de gestão da qualidade nos empreendimentos, assim como aplicar as tecnologias básicas nos produtos e serviços para a inserção e consolidação dos mesmos e da Economia Solidária nos mercados nacional e internacional.

Público - Alvo

· Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento com o objetivo de adquirir ou atualizar conhecimentos sobre a autogestão e sustentabilidade;

· Técnicos de nível superior, dirigentes e atores do Terceiro Setor, presidentes e membros de cooperativas e associações, assim como gestores de instituições públicas e privadas que se situem ou queiram se situar nos domínios da Economia Social e do desenvolvimento local;

· Empreendedores, empresários, consultores e profissionais que queiram aprimorar no desenvolvimento de programas e projetos sociais;

· Pessoas graduadas que buscam conhecimento para montar um empreendimento social de luta contra a pobreza e exclusão;

· Integrantes e empreendedores da Rede e Cadeias Solidárias que queiram aprimorar seus conhecimentos sobre cultura, propriedade intelectual, marketing, tecnologias básicas - barreiras técnicas, sistemas de gestão da qualidade dos produtos e serviços, assim como negócios internacionais.

Módulo I

Objetivo Geral: Apresentar o curso, a metodologia de pesquisa-intervenção; ensinar a ler e conhecer pela planta, através dos conteúdos dos 04 Pilares e os Sete Saberes da Educação. Aprender a pensar, desenvolver o senso crítico, a viver juntos e a enfrentar os desafios.

01) Um Curso - uma Educação para o Futuro (08h)
Objetivo: Identificar e analisar a linha de pensamento que o curso defende.

02) Trajetória evolutiva do desenvolvimento econômico e social no mundo (16h)
Objetivo: Possibilitar uma visão crítica da trajetória do desenvolvimento econômico e social no mundo.Conhecer as Imagens das Organizações. Capacitar para analises dos condicionamentos culturais, políticos, históricos, socais e econômicos do desenvolvimento. Aprofundar o conhecimento dos problemas e desafios do início do século XXI - impactar para aprender a perceber a realidade sem véus. Conduzir o estudante a si posicionar e a descobrir seu papel no mundo. Respostas aos desafios do séc. XXI – Movimentos Sociais.

03) Desenvolvimento e Trabalho (16h)
Objetivo: Refletir sobre as metamorfoses do trabalho, a evolução do mercado de trabalho e as perspectivas para o desenvolvimento brasileiro.

04) Desenvolvimento Humano. (16h)
Objetivo: Estimular o pleno desenvolvimento da pessoa humana, contribuindo para formar o novo empreendedor e cidadão do mundo - comprometido com as demandas da sociedade. Capacitar para lidar com as mudanças e desempenhar com cidadania e ética o seu na comunidade, mantendo-se crítico, sempre apto a exibir discernimento no mundo em que estiver inserido, numa visão humanista e solidária. Desenvolver o humano do ser visando a educação para a autogestão e para o trabalho em equipe.

Módulo II

Objetivo Geral: Aprender a conhecer e saber, por uma vida mais justa e igualitária.

05) Economia Social/solidária I (24h)
Objetivo: Estudar os principais aspectos teóricos acerca da Economia Solidária e as perspectivas de abordagens internacional e nacional.

06) Economia Social/solidária II (08h)
Objetivo: Conhecer a trajetória da Economia Solidária no Brasil e descrever o perfil dos empreendimentos econômicos solidários brasileiros, possibilitando uma análise crítica sobre seus principais desafios e potencialidades.

07) Cooperativismo e Associativismo (16h)
Objetivo: Fundamentar sobre o cooperativismo e associativismo. Aprender o que é uma Cooperativa de Trabalho ou Associação voltados para os princípios da Economia Solidária.
Teorias sobre a constituição de uma cooperativa ou associação – aspectos jurídicos, assembléia, estatuto, regimento interno.

08) Redes e Cadeias Solidárias (16h)
Objetivo: Discutir os conceitos de cadeias produtivas e redes, suas conformações e seu papel no fortalecimento dos empreendimentos econômicos solidário, a partir de referências teóricas e experiências práticas.

09) Políticas Públicas e Controle Social (24h)
Objetivo: Conhecer as especificidades das políticas públicas no Brasil. Conhecer as formas possíveis de controle público e social no Brasil. Possibilitar a construção de uma postura mais crítica frente aos desafios postos pelo mundo contemporâneo.

10) Políticas de Sustentabilidade (08h)
Objetivo: Conhecer as Propostas Políticas de Sustentabilidade no Brasil. Programas de assessoria e fomento da economia solidária (Ongs e Incubadoras)

Módulo III

Objetivo Geral: Aprender a fazer diagnósticos e análises regionais, setoriais e mercadológicas para estruturar e conceber um empreendimento e projeto social auto-sustentável, assim como capacitar para ser produtor do conhecimento e para docência.

11) Metodologia científica e de Ensino Superior (16h)
Objetivo: Aprender a estruturar projetos ou empreendimentos sociais e artigos científicos, assim como todo constructo da metodologia científica e de ensino superior.

12) Diagnóstico e Formação de Organizações da Economia Solidária (16h)
Objetivo: Diagnosticar os dons, talentos, anseios e necessidades dos alunos. Preparar os alunos para desenvolver organizações de empreendimentos sociais em grupo. Formar os grupos de alunos afins.

13) Organização e Gestão de Empreendimentos Solidários (24h)
Objetivo: Aprender sobre a trajetória e evolução de organizações e gestão de empreendimentos solidários. Aprender a captar recursos financeiros e elaborar um planejamento estratégico e financeiro. Aprender sobre a importância do Marketing (distribuição e vendas de produtos/serviços).

14) Análise e Oportunidades de Mercado (APL) (32h)
Objetivo: Elaborar um diagnóstico regional, setorial e mercadológico. Aprender fazer análise do diagnóstico. Planejar um empreendimento social de acordo com o diagnóstico, análise das necessidades de localidades demandada.

15) Elaboração de Estudo de Viabilidade Econômica e Social de Empreendimentos Solidários (40h)
Objetivo: Formar e constituir os empreendimentos, assim como elaborar os estudos de viabilidade econômica e social.

Módulo IV

Objetivo Geral: Inserção e Consolidação dos Produtos e Serviços no Mercado Nacional e Internacional. Prover Equidade entre desenvolvimento econômico e social.

16) Cultura (08h)
Objetivo: Aprender a distinguir as culturas das localidades onde se quer atender. Aprender a criar produto ou serviços com valor cultural nacional e internacional.

17) Propriedade Intelectual – Marketing (24h)
Objetivo: Marketing. Criar a marca, mascotes e desenhos industriais e outros e aprender a registrá-los. Aprender a criar suas especificidades, produtos e serviços com valor cultural e mercadológico.

18) Tecnologia Industrial Básica -TIB (12h)
Objetivo: Engajar em atividades de alargamento da fronteira do conhecimento e da prática - Preparar para implantação de Tecnologias Industriais Básicas (TIB).

19) Sistemas de Gestão (20h)
Objetivo: Engajar em atividades de alargamento da fronteira do conhecimento e da prática - Preparar para implantação Sistemas de Gestão nas ISO 9000 (qualidade), 14000 (ambiental), 26000 (responsabilidade social).

20) Negócios Internacionais (36h)
Objetivo: Transmitir uma visão ampla das técnicas e particularidades que os negócios internacionais apresentam, por meio de uma evolução gradual dos assuntos que compõe a atividade. Aprender sobre os processos e viabilidades para a exportação.

Orientação para Artigo Científico (20h, além da carga horária de 380h)
Objetivo: Aprender a estruturar e escrever um artigo científico para publicação (o artigo é o produto final do empreendimento ou projeto social escolhido e critério para obtenção do título de especialista em Gestão de Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável). Aprender a estruturar e a escrever cientificamente para a partir das próximas disciplinas ir construindo o artigo que deve ser o resultado final do empreendimento ou projeto social escolhido por cada aluno ou grupo de alunos.

Carga Horária Total do Curso: 380h

Duração: 12 meses

Previsão de início: fevereiro de 2008.

Horário: Sábados, de 09h a 18h30.

Coordenação:

Maria Regina Costa Brettas - Mestre em Administração, Especialista em Educação e Gestão Empresarial. Militante da Economia Solidária.

Maria Lúcia Silva: Mestre em Ciências Sociais Aplicadas/ Gestão de Cidades. Militante da Economia Solidária.

Corpo Docente: Formado por Doutores, Mestres e Especialistas (profissionais e militantes da Economia Solidária).

Investimento: 12 parcelas de R$ 399,00 (trezentos e noventa e nove reais)

Opção de parcelamento em até 24 parcelas (com financiamento interno).

Taxa de inscrição: R$ 40,00 (quarenta reais)

Descontos especiais para alunos da Rede Promove e Rede da Economia Solidária.

Mais informações pelo 0800 283 33 16

0 Comments: