domingo, 25 de novembro de 2007

Comunicação Alternativa

Ministério da Cultura vai lançar editais para rádios comunitárias.

O secretário executivo do Ministério da Cultura (Minc), Juca Ferreira, reconheceu que até hoje o governo não criou uma estrutura de relacionamento com as rádios públicas. Segundo ele, a realização do fórum é o primeiro passo para a concretização desse processo.

"Esse fórum está sendo fundamental para deflagrar este processo de constituição de uma política democrática de comunicação no Brasil, englobando rádios públicas e rádios comunitárias, para tornar mais acessível a informação no país."

Ferreira disse que o ministério está ciente das dificuldades encontradas para a constituição de muitas rádios publicas, principalmente as comunitárias. E ressaltou a importância do fortalecimento desse veículo como instrumento de acesso à cultura.

"As rádios comunitárias são um direito conquistado, mas ainda não legalizado. Parte das rádios que conseguiram se legalizar, não conseguiram se estabelecer de fato. E muitas das que se estabeleceram, não estão legalizadas. Não existe justificativa para a gente não constituir uma estrutura para absorver essas rádios que são fundamentais para o acesso à cultura."

O secretário executivo do Minc, garantiu que o governo está empenhado na democratização dos meios de comunicação no Brasil e que, nesse sentido, vai priorizar a viabilização das rádios comunitárias dentro da política de comunicação do governo.

"Em 2008, o ministério da Cultura vai fazer editais para as rádios comunitárias, um instrumento multiplicador da cultura brasileira".

0 Comments: