quinta-feira, 29 de novembro de 2007

2º Encontro de Direitos Humanos de Contagem

2º Encontro de Direitos Humanos de Contagem

Acontece no dia 1º de dezembro, na Casa do Movimento Popular, às 8h, o Segundo Encontro de Direitos Humanos promovido pela Pastoral de Direitos Humanos e Vilas e Favelas de Contagem. Aberto a lideranças comunitárias, o principal objetivo é dar continuidade ao módulo I do evento que, no ano passado, falou dos principais direitos do cidadão.

Serão ministradas palestras por técnicos do Ministério Público que, a partir deste ano, se tornou parceiro inédito junto à Pastoral que já tem o apoio da MZF (Missionszentrale Der Franziskanesr).

Enquanto instituição e com a função de atender as necessidades sociais, o Ministério Público vê nesse encontro a oportunidade de se aprofundar ainda mais e fazer valer os direitos da Constituição Federal.

Este evento nos permite cumprir com a nossa missão, que é a de sempre estar ao lado da sociedade. Nosso interesse é colaborar e resgatar o trabalho da cidadania", diz o Assessor da Procuradoria Geral e Justiça Adjunto Institucional, Fernando Tadeu Davi. Para ele "essa aproximação possibilita ao Ministério Público se tornar mais público e menos estatal, pois visa lutar pelos direitos da sociedade".

Já para Vanessa Mendes Moreira, técnica social do Núcleo de Prevenção à Criminalidade de Contagem (NPC) – programa que apóia o Encontro e atua de forma efetiva junto à Pastoral –, a promoção da cidadania é uma das chaves fundamentais para a prevenção de qualquer forma de criminalidade e a construção de uma sociedade menos violenta. "Precisamos da colaboração de todos. Por isso, participar e colaborar em eventos como este é fundamental para que o Núcleo tenha êxito em seus propósitos dentro do município".

Resultados

Questionado sobre os resultados da Pastoral em 2007, o coordenador Raimundo Pradino responde com entusiasmo. "Conseguimos despertar nas lideranças o interesse de querer mais conhecimento e quando você conhece seus direitos, passa a se respeitar mais e a respeitar mais os outros", conclui.

Palestras:

CONHECENDO OS ÓRGÃOS DE PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Afonso Henrique de Miranda Teixeira (Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Conflitos Agrários).

DIREITOS FUNDAMENTAIS, DIREITOS SOCIAIS E GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

Antônio Joaquim Fernandes Neto (Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde).

CONHECENDO O MINISTÉRIO PÚBLICO: MECANISMOS DE PROTEÇÃO

Rodrigo Filgueira de Oliveira (Promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Direitos Humanos, Apoio Comunitário de Fiscalização da Atividade Policial).

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS

Fernando Antônio Fagundes Reis/Fernando Tadeu David (Procuradoria Geral de Justiça Adjunto Institucional).

A Casa do Movimento Popular fica na Av. General David Sarnof, nº 117, Cidade Industrial, Contagem

0 Comments: