quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Escola Pública registra queda de matrículas

Escola pública registra queda de 2,9 milhões de matrículas

Dados preliminares do censo da educação básica de 2007 apontam que foram matriculados 2,9 milhões de estudantes a menos do que em 2006. O Ministério da Educação (MEC) informou que já esperava a queda devido à mudança na metodologia do censo. Antes, as secretarias de educação informavam apenas o número total de estudantes. Agora, elas têm que informar uma ficha mais completa dos estudantes.

Como os dados ainda estão incompletos, o ministro Fernando Haddad acredita que, em 30 dias, a redução no número de matrículas cairá para dois milhões. Entre estes, o ministro estima que cerca de 800 mil podem ser atribuídos a mudanças demográficas e de fluxo escolar.

Os outros 1,2 milhões fariam parte de um inchaço que Haddad classificou como “erro” e não como “fraude”. Caso se confirme o erro, o prejuízo principal irá para os municípios que informaram os dados corretamente, uma vez que os valores do fundo que financia a educação fundamental (Fundef) são divididos com base no número de alunos.

A Controladoria Geral da União (CGU) já havia detectado irregularidades nos números de matrículas. Em alguns municípios, o número de estudantes matriculados era praticamente igual ao de habitantes.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vinicius Mansur.

14/11/07

0 Comments: