sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Lavadeiras recebem reconhecimento nacional

Coral das Lavadeiras recebe medalha no Rio de Janeiro

As lavadeiras de Almenara e o compositor Carlos Farias, regente do coral, foram recebidos com todas as honras no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira, 02 de dezembro, onde participaram da 16ª edição da entrega de insígnias da Ordem do Mérito Cultural, na condição de agraciados.

De acordo com o Ministro Juca Ferreira “foram escolhidas pessoas que exprimem a nossa tradição, a nossa vanguarda, as diferentes correntes de criação cultural e artística do nosso povo. Uma parte de um todo rico e generoso. Pessoas que enfrentaram a repressão política e pessoas que enfrentaram o anonimato e o preconceito. Atores e líderes comunitários; religiosos e dançarinos; humoristas e diplomatas; escritores e artistas plásticos... Pessoas que, a exemplo de Darcy Ribeiro, o grande homenageado, recriam, inventam e refletem sobre a nação que somos e a que queremos ser.”

Relação dos agraciados na edição 2010 da OMC:

Andrea Tonacci, Anna Bella Geiger, Mestre Alberto da Paz, Azelene Inácio Kaingáng, Candido Antonio Mendes de Almeida, Carlota Albuquerque, Cesária Évora, Conjunto Época de Ouro, Coral das Lavadeiras, Demônios da Garoa, Denise Stoklos, Dom Pedro Casaldáliga Pia, João Carlos de Souza-Gomes, Escuela Internacional de Cine y Television de San Antonio de los Baños (EICTV), Maria da Graça Costa Penna Burgos (Gal Costa), Glória Pires, Companhia de Danças Folclóricas Aruanda, Hermeto Pascoal, Ilo Krugli, Ismael Ivo, Ítalo Rossi, Jaguar, Joênia Wapixana, Leon Cakoff, Leonardo Boff, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassú, Mário Gruber Correia, Maureen Bisilliat, Maurício Segall, Rogério Duarte, Sociedade Cultural Orfeica Lira Ceciliana,Tinoco. Agraciados In Memoriam:

Armando Nogueira, Carlos Drummond de Andrade, Agenor de Miranda Araújo Neto (Cazuza), João Cabral de Melo Neto, Joaquim Aurélio Nabuco de Araújo, Moacir Werneck de Castro, Nelson Rodrigues e Vinicius de Moraes.

Fotos e dados biográficos de todos os homenageados podem ser vistos no link:
http://www.cultura.gov.br/brasilidade/agraciados-2010/

Lula abraça as Lavadeiras

Além dos agraciados e das celebridades presentes (atores, cineastas, cantores, pintores, músicos, produtores culturais, políticos, jornalistas...) a grande atração da noite foi o Presidente Lula. Em emocionado discurso, ele saudou os homenageados e sancionou o Plano Nacional de Cultura (PNC), cujas diretrizes, objetivos e estratégias terão validade pelos próximos dez anos. Recebeu calorosos aplausos de todos os presentes.

Finda a cerimônia, ainda no palco, o Presidente posou ao lado de todos os homenageados, sendo que dedicou uma atenção especial aos integrantes do Coral. Pacientemente, ele abraçou e beijou cada lavadeira, recebeu afagos e recados ao pé do ouvido e demonstrou vivo interesse por Almenara, cidade que visitou durante suas primeiras campanhas à presidência.

Após a meia-noite, a confraternização continuou na Villa Riso, onde o Ministério da Cultura ofereceu um jantar aos agraciados e convidados. Mais uma vez, as lavadeiras atraíram as atenções dos presentes. Viraram celebridades.

Para Carlos Farias, regente e coordenador do coral, “o valor simbólico dessa medalha é imensurável e queremos dividir a alegria deste momento com todo o povo brasileiro, especialmente do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais , onde a cultura popular se transformou em verdadeiro veículo de inclusão para milhares de pessoas.

Para Adélia Barbosa, que recebeu a medalha em nome do grupo, “essa viagem e esse prêmio foram a realização de um sonho. Não temos palavras para agradecer tanto carinho. Esperamos que as portas continuem se abrindo e o nosso coral possa encontrar apoiadores para os novos projetos.”

A equipe presente no Rio de Janeiro foi composta pelas lavadeiras/cantoras Adélia Barbosa da Silva, Ana Isabel da Conceição, Juracy Lima da Silva, Mirian Fernandes Pessoa, Santa de Lourdes Pereira, Sebastiana Dias Silva, Teresa Fernandes de Souza Novais, Valdenice Ferreira Santos e por Carlos Farias. Também marcaram presença no apoio a cantora e diretora artística Beatriz Farias, a produtora Jucélia Alves, o fotógrafo Luã Raoni e o webdesigner e agente cultural Neilton Lima, responsável pela criação do sítio do coral (
www.coraldaslavadeiras.com.br), capas dos Cds e de todo o material de divulgação do grupo, há mais de dez anos.

Contatos com as lavadeiras e Carlos Farias:
55 31 9943-3414 / 9377-7501
epovaleeventos@yahoo.com.br
lavadeirasdealmenara@gmail.com
www.facebook.com/lavadeirasdealmenara
www.facebook.com/carlosfarias

Segue matéria publicada na página do Ministério da Cultura

03 de dezembro de 2010
Ordem do Mérito Cultural 2010

Emoção e pluraridade na 16ª edição, marcada também pela sanção do Plano Nacional de Cultura

Uma surpreendente apresentação audiovisual que uniu efeitos especiais em terceira dimensão, luz, som e encenações artísticas, no palco da Sala de Espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, deu uma atmosfera de magia e poesia à 16ª edição da entrega de insígnias da Ordem do Mérito Cultural, realizada pelo Ministério da Cultura (Minc), na noite da última quinta-feira (02.12).

Focada na diversidade da cultura brasileira e nas ideias de uma nação mestiça e solidária, propagadas pelo antropólogo Darcy Ribeiro, personalidade homenageada na solenidade deste ano, a entrega das medalhas foi um grande espetáculo de brasilidade e de exaltação das expressões culturais e étnicas que constituem a população do país.

“Estamos devendo uma medalha, também, a Bia Lessa, por este espetáculo maravilhoso que nos apresentou aqui, esta noite”, comentou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, saudando a produtora teatral e cenógrafa que fez a direção artística do evento. O presidente disse que o enfoque dado às apresentações na cerimônia traçou um paralelo com o crescimento do sentimento de orgulho pela nacionalidade. “Acho que, nestes oito anos de meu governo, aconteceu um pouco do que foi repassado aqui. Perdemos a vergonha de ser brasileiros”, afirmou.

O presidente Lula, juntamente com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, condecorou com a Medalha do Mérito Cultural 40 agraciados, entre personalidades, grupos artísticos e instituições culturais. Foram escolhidas pessoas que exprimem a tradição, a vanguarda e as diferentes correntes de criação cultural e artísticas do país, tais como atores, líderes comunitários, religiosos, dançarinos, músicos, artistas plásticos e outros.

Aqui, relação dos agraciados.

Na abertura da solenidade, o Presidente da República sancionou a
lei que institui o Plano Nacional de Cultura (PNC), marco regulatório que define as diretrizes das políticas públicas do setor para os próximos dez anos. A aprovação do PNC era uma das principais reivindicações das gestões dos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira frente ao Ministério da Cultura.

Em seu discurso durante a cerimônia, o ministro Juca Ferreira disse que o PNC ajuda a enraizar definitivamente as políticas culturais como estratégia de Estado e marca uma nova etapa para a cultura do país. Ele agradeceu ao presidente Lula por ter destacado as atividades culturais como sendo uma necessidade e um direito de todos os brasileiros. “Nós não teríamos conseguido fazer este trabalho sem o apoio recebido” comentou o ministro.

Muito à vontade frente a uma platéia de artistas, políticos e gestores de cultura, o presidente comentou vários episódios de seu governo e fez elogios à atuação do ministro Juca Ferreira na condução do setor. “Quero cumprimentar um só ministro em nome de todos os demais. Parabéns, Juca, pelo extraordinário trabalho feito pela cultura brasileira”, disse o presidente, que também lembrou do vigor do desempenho do ministro na criação do Programa Mais Cultura, fato que, segundo comentou, o fez escolhê-lo para substituir o ministro Gilberto Gil.

Cerca de 200 convidados, entre artistas, jornalistas, políticos e autoridades governamentais compareceram à solenidade, além dos agraciados e seus familiares. Entre eles, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito municipal, Eduardo Paes, saudados pelo presidente, que agradeceu por terem devolvido a cidadania e a auto-estima ao povo carioca, motivadas pelas recentes ações que comandaram, de combate ao narcotráfico na cidade.

(Texto: Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
(Foto: André Melo)

Veja vídeos da cerimônia,
aqui.

Obs: outra matéria interessante pode ser lida neste link:
http://www.cultura.gov.br/brasilidade/a-pluraridade-da-cultura-nacional-no-theatro-municipal-2/




0 Comments: