segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

5ª Semana dos Direitos Humanos

Belo Horizonte (MG) recebe, entre os dias 7 e 12 de dezembro, a 5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença. O evento é realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pela Prefeitura de Belo Horizonte. Serão promovidas mais de 40 atividades gratuitas em diferentes pontos da capital mineira e cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A semana tem como objetivo chamar o público para uma reflexão sobre o tema direitos humanos, reforçar a importância do exercício concreto e prático da cidadania, além de buscar a valorização das diferenças atrelada a conquista de direitos iguais a todos os segmentos da sociedade. O evento marca, também, o aniversário de 62 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro.

A abertura será no dia 7 de dezembro, a partir das 18h30, na praça da Assembleia, com show do cantor Vander Lee. Autoridades federais, estaduais e municipais estarão presentes.
Nos dias 8 e 9, mais de 40 atividades serão realizadas de forma simultânea, contemplando diferentes pontos da cidade, de maneira que todos tenham a oportunidade de conhecer e participar das iniciativas.


Para a subsecretária de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, Maria Céres Pimenta, a 5ª Semana dos Direitos Humanos representa a oportunidade de levar à população o conhecimento e as orientações sobre o acesso aos serviços que assegurem o pleno exercício da cidadania. Além disso, a subsecretária destaca a iniciativa de expansão dessa temática. “A descentralização das atividades, iniciativa inédita, fortalece o caráter democrático e participativo da 5ª Semana dos Direitos Humanos e amplia o contingente daqueles que lutam pela efetivação do exercício dos direitos humanos”.

Temas como educação, liberdade, saúde mental, meio ambiente, infância, adolescência, defesa social, previdência e muitos outros serão tratados por vários órgãos e entidades que irão auxiliar no esclarecimento a população sobre as diversas temáticas relacionadas aos direitos humanos. O evento que já esteve em cidades como o evento que já esteve no Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Recife, chega à capital mineira.

Para o Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, receber a 5ª Semana dos Direitos Humanos representa mais uma oportunidade de todos reafirmarem o respeito à vida, à justiça social e à liberdade, engajados na batalha diária de construir uma sociedade mais igualitária. “Hoje, temos na cidade várias ações e programas da Prefeitura voltados para os segmentos que, ao longo da história, foram excluídos do processo de desenvolvimento, como os idosos, os deficientes físicos, as mulheres, os grupos LGBT, a população de rua, a comunidade negra, entre outros. Ao lançarmos o Planejamento Estratégico 2030, elegemos como um dos nossos projetos sustentadores a Cidade de Todos”.

“Para que possamos ter uma sociedade justa e igualitária, precisamos adotar políticas sociais de inclusão social, que envolvem, entre outras coisas, a qualificação profissional, a geração de renda, o incentivo a manifestações culturais e iniciativas voltadas ao lazer, esporte e entretenimento”, completa o prefeito que finaliza lembrando que a capital mineira foi a primeira cidade no país a criar a sua Coordenadoria de Direitos Humanos, em 1993.

Para o dia 10 de dezembro estão programadas várias atividades. O 17º Seminário de Direitos Humanos: Iguais na Diferença vai ser realizado a partir das 8h, no auditório da Prefeitura de Belo Horizonte (Av. Afonso Pena, nº 1.212. Centro). Na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está programada, para as 17h, a inauguração do Memorial em homenagem ao desaparecido político José Carlos Matta Machado (Av. João Pinheiro, 100, Centro). Já no Museu de Artes e Ofícios ocorrerá, às 19h30, a abertura da exposição fotográfica e o lançamento do livro Direitos Humanos – Imagens do Brasil, de Gilberto Maringoni, com edição e curadoria de Denise Carvalho. O evento terá a presença do ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi (Praça da Estação, s/n, Centro).

Neste ano, a Feira Cultural dos Direitos Humanos será realizada no dia 11 de dezembro, de 9h às 17h, no Parque Municipal de BH. O evento vai contar com atividades artísticas e culturais, oficinas e diversos estandes temáticos e institucionais.

O encerramento acontecerá no dia 12 de dezembro, a partir das 17h30, com o show Direitos Humanos: Iguais na Diferença, em homenagem ao cantor Milton Nascimento. O espetáculo celebrará, também, o aniversário de Belo Horizonte que comemora 113 anos. Artistas como Fernanda Takai, Margareth Menezes, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Elza Soares, entre outros, já estão confirmados para a ocasião.

Os ingressos devem ser retirados antecipadamente. Os mesmos serão distribuidos em diversos pontos da cidade e nas principais atividades que ocorrerão na semana.

5ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença
Data: 7 a 12 de dezembro de 2010
Local: Belo Horizonte (MG)
Atividades serão em diferentes pontos da cidade

Veja
aqui a programação completa.

Fábio de Carvalho Santos
Diretoria de Promoção e Educação em Direitos Humanos
Superintendência de Promoção e Proteção dos Direitos Humanos
Subsecretaria de Direitos Humanos
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social
(31) 3348-4467
Email: fabio.carvalho@social.mg.gov.br


0 Comments: