quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Convite - Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais

Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais

A Assembleia Legislativa, com o intuito de aproximar ainda mais suas ações dos anseios da sociedade, fará realizar, em fevereiro de 2011, o Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais, composto por dez ciclos de debates. Participarão das discussões representantes da sociedade civil, especialistas e parlamentares, que darão sugestões para subsidiar a agenda de trabalhos legislativos no próximo biênio.

A realização do Fórum é uma das ações prioritárias do projeto “Assembleia como Propulsora do Desenvolvimento do Estado”, que integra o Direcionamento Estratégico 2010-2020 – instrumento de planejamento por meio do qual o Legislativo mineiro estabeleceu metas para os próximos dez anos com o objetivo de ser reconhecido como o poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor.

Convido V. Sa. a participar do(s) ciclo(s) de debates de seu interesse, que acontecerá(ão) no Plenário desta Casa, conforme programação a seguir. Conto com sua contribuição, certo de que sua experiência será de grande valor para o sucesso dessa iniciativa.

Caso sejam necessárias mais informações, peço-lhe a gentileza de entrar em contato com a Gerência de Projetos Institucionais, pelos telefones (31) 2108-7686 e 2108-7687 ou consultar o site www.almg.gov.br.

Deputado Alberto Pinto Coelho
Presidente

A Assembleia Legislativa irá realizar, em fevereiro de 2011, o “Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais”, composto por dez Ciclos de Debates sobre temas relevantes para o Estado.
O objetivo é levantar sugestões para subsidiar a Mesa Diretora, as Comissões Temáticas e o conjunto dos deputados na elaboração da agenda institucional da Casa para os próximos anos.
Em cada Ciclo de Debates haverá exposições sobre o contexto nacional e estadual dos temas abordados, a cargo de personalidades (nacionais e estaduais) de notório conhecimento em suas áreas de atuação.

Direcionamento – A iniciativa insere-se em uma das principais diretrizes do Legislativo mineiro, que é a representação política aliada à participação, à parceria com os diversos segmentos da sociedade e dos poderes públicos, com vistas ao aprimoramento das atividades parlamentares.
Ao propor que essa parceria incorpore a construção de sua agenda, além da participação em projetos, debates e eventos previamente definidos, a Assembleia busca inovar e ampliar sua interlocução com os cidadãos e as instituições mineiras, vertente pela qual vem ganhando amplo reconhecimento, nos âmbitos estadual e nacional.
Essa é também uma das linhas condutoras do Direcionamento Estratégico, instrumento de planejamento formulado pela Casa para balizar sua atuação nos próximos dez anos. Trata-se de um conjunto de premissas, compromissos e projetos afinados com o propósito de “ser reconhecida como o poder do cidadão na construção de uma sociedade melhor”.
A realização do fórum é uma ação do Projeto Estratégico “Assembleia como Propulsora do Desenvolvimento do Estado”, cujo objetivo central é reforçar o papel do Legislativo como espaço de convergência entre os poderes públicos e a sociedade na discussão de políticas orientadas pelas carências e potencialidades de Minas Gerais.

Programação – O “Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais” será precedido de uma fase de consultas ao conjunto dos deputados que estão encerrando a 16ª Legislatura e a um grupo de especialistas nos temas de cada Ciclo de Debates, com o objetivo de gerar subsídios qualificados tanto para enriquecer o evento quanto para dar sustentação à agenda do Parlamento.
Posteriormente, no mês de fevereiro, antes e durante o fórum, haverá uma consulta pública, por meio do site da Assembleia, sempre com foco nas questões temáticas, voltadas para o desenvolvimento do Estado.
O quadro a seguir sintetiza a programação do evento:

Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais

Consultas

Entrevistas com os deputados 29/11/2010 a 17/12/2010
Entrevistas com especialistas 29/11/2010 a 17/12/2010
Consulta pública 1º/2/2011 a 25/2/2011

0 Comments: