quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Festival de Atibaia consolida parcerias com festivais

Festival de Atibaia consolida parcerias com festivais

Realizado entre 15 e 20 de janeiro, o III Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual, mais que reafirmar o caráter cineclubista do evento, consolidando as parcerias do Festival com a Federação de Cineclubes do Estado de São Paulo, com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) e com a Federação Internacional de Cineclubes (FICC), fechou também parcerias com 17 outros festivais, entre os quais 4 festivais internacionais, que assinaram termos de entendimento e compromisso entre as partes, durante a realização do evento.


Os termos assinados formalizaram os critérios mínimos de parceria entre os festivais e o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual. Desta forma, a partir deste ano, o regulamento de todos os festivais parceiros passará a tratar o convite para participação no FAIA2009, como uma premiação/passaporte especial oferecido aos realizadores dos curtas em 35 e vídeos ganhadores de suas mostras respectivas competitivas. O prêmio/passaporte (um Troféu Sapuari em tamanho reduzido) será entregue na cerimônia de premiação do Festival parceiro.

Nos documentos são previstos ainda várias outras modalidades de intercâmbio e cooperação entre os festivais, sendo tais compromissos tratados caso a caso, de acordo com os interesses específicos entre as partes. No caso dos festivais internacionais, todos os termos assinados contemplam a troca de mostras de no mínimo uma hora e meia de produções a serem exibidas dentro da programação oficial do festival parceiro.

Os festivais que firmaram e/ou reafirmaram termos de parceria com o Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual foram os seguintes:

Festivais Brasileiros:
* Jornada Internacional de Cinema da Bahia, BA
* Festival Guarnicê de Cinema, MA
* Festival de Belém do Cinema Brasileiro, PA
* Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, MG
* Santa Maria Vídeo e Cinema, RS
* CURTA-SE, SE
* Granimado - Festival de Animação de Gramado, RS
* Curta Canoa - Festival Latino-Americano de Cinema de Formação e
Difusão do Audiovisual, CE
* Tudo Sobre Mulheres - Festival de Cinema Feminino de Chapada dos
Guimarães, MT
* FestCine Goiânia - Festival de Cinema Brasileiro de Goiânia, GO
* Cineamazônia - Festival de Cinema e Vídeo Ambiental, RO
* Contato, SP
* Curta Atibaia, SP

Festivais Internacionais:
* Festival de Contis, França
* FESPACO - Festival Pan Africano de Cinema e Televisão, Burkina Faso
* Pan Afrikan Arts Film Festival, EUA
* Festival de Évora, Portugal

Vários outros festivais já considerados parceiros pelo FAIA, apesar de não estarem representados no evento deste ano, também já confirmaram intenção de dar continuidade as parcerias e outros seu interesse de estabelece-las a partir deste ano. São eles:

* Festival do Cinema Brasileiro de Brasília, DF
* CINE-PE - Festival do Audiovisual, PE
* Cine Ceará, CE
* Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino, RS
* Gramado Cine Vídeo, RS
* Festival do Rio, RJ
* Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, MT
* FestCine Pantanal - Festival de Cinema de Campo Grande, MS
* Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do RJ
* Curta Santos, SP

Assim, com estas parcerias agora reafirmadas, o balanço da terceira edição do FAIA, confirmou a vocação do festival como o de ser o "festival dos festivais" da produção de curta-metragem e vídeo no país.

O III Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual é uma realização da Associação de Difusão Cultural de Atibaia / Difusão Cineclube, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos da Prefeitura da Estância de Atibaia. O evento contou com apoio do Ministério da Cultura / SAV - Secretaria do Audiovisual, através de recursos disponibilizados pelo FNC - Fundo Nacional de Cultura e captados através da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura. O FAIA2008 também contou com o apoio e patrocínio da Quanta, Grupo São Luiz de Cinemas, Smart, Huf e AMHA e parceria das mais importantes entidades do setor audiovisual brasileiro.

Mais informações em www.festivaldeatibaia.com.br

Fonte:
consciencia.net

0 Comments: