segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Edital incentiva a agricultura familiar no semi-árido

Edital incentiva a agricultura familiar no semi-árido

Com o objetivo de apoiar projetos de difusão de tecnologias sociais voltadas para a agricultura familiar e com unidades de produção na região semi-árida do Nordeste brasileiro, o Banco Nacional do Nordeste (BNB) lançou o edital do Programa de Apoio às Novas Tecnologias Sociais.

Com iniciativa do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do BNB, a ação vai conceder recursos no valor de R$ 600 mil, provenientes do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundeci). Cada projeto, se escolhido, pode receber até R$ 50 mil. As propostas serão julgadas por um Comitê Técnico, com base na relevância e adequação da metodologia do projeto. O resultado dos projetos selecionados será divulgado no site do BNB até 31 de março.

As instituições interessadas devem encaminhar proposta até o dia 11 de fevereiro. Serão priorizadas tecnologias sociais, ou seja, metodologias e técnicas desenvolvidos em interação com comunidades que sejam reaplicáveis e representem soluções efetivas de transformação social, que promovam a melhoria de convivência com o semi-árido.

As linhas de pesquisa contempladas serão cisternas de placa, barragens subterrâneas, captação de águas "in situ", palma forrageira, e as árvores frutíferas nativas de peqeui, cajá e umbu. As tecnologias sociais devem ter unidades de produção localizadas na região Semi-Árida do Nordeste, e nos municípios e localidades que integrem os estados do Piauí, Ceará, Paraíba, rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Sergipe, e norte de Minas Gerais.

Os projetos devem ter abrangência local, estadual ou regional e contemplar algumas diretrizes como a definição dos indicadores quantitativos e qualitativos de impacto socioeconômicos, adoção de metodologias e explicitação de práticas com participação de atores sociais e institucionais, esforço a favor da preservação do meio ambiente, entre outras particularidades.

A apresentação formal dos projetos deve conter a descrição por escrito do objeto a ser executado, as razões que justificam a realização do projeto, a descrição das metas esperadas e da metodologia que será aplicada, cronograma, quadro de uso dos recursos, e dados de identificação da equipe técnica e gestora.

O formulário da proposta, bem como o edital, estão disponíveis na página do BNB.

Fonte: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural

0 Comments: