sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Abertas inscrições para cursos promovidos pela FAO

Abertas inscrições para cursos promovidos pela FAO

As inscrições já estão abertas para seis cursos à distância sobre políticas públicas na área de segurança alimentar, desenvolvimento rural, gestão integrada de recursos hídricos e comércio agrícola internacional. Os cursos, em espanhol, são promovidos pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) através do projeto Regional de Cooperação Técnica para a Formação em Economia e Políticas Agrárias e de Desenvolvimento Rural na América Latina (FODEPAL), financiado pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI).

Os cursos FODEPAL utilizam técnicas de e-learning e buscam capacitar formuladores e gestores de políticas públicas relacionadas à agricultura e alimentação, acadêmicos, representantes de agências governamentais e não governamentais e outras pessoas envolvidas com a área. Eles têm 13 semanas de duração, as inscrições podem ser feitas até 31 de janeiro de 2008 e as aulas começam em 17 de março.

Além disso, em 2008, o projeto lança um curso específico para jornalistas sobre segurança alimentar e políticas contra a fome. Ele tem duração de sete semanas, o prazo para inscrição deste curso termina em quatro de janeiro e as aulas em quatro de fevereiro.

A seguir, um pequeno resumo dos temas abordados:

Cursos de 13 semanas de duração (inscrições até 31 de janeiro de 2008):

Segurança alimentar
Este curso é orientado à formulação de projetos e propostas de avaliação de políticas de promoção da segurança alimentar. Aborda o acesso à alimentação, a disponibilidade e qualidade de alimentos na cadeia agroalimentar e os indicadores socioeconômicos de Segurança Alimentar e Nutricional.

Desenvolvimento Rural. Novos enfoques e métodos.
O curso revisa as principais experiências e enfoques de desenvolvimento rural na América Latina e aborda a descentralização administrativa, o papel da sociedade civil, os enfoques participativos e as demandas de diferentes agentes econômicos na alocação de recursos.

Gestão de Políticas Públicas para áreas rurais
O curso busca analisar, formular e dar seguimento a políticas, programas e projetos, assim como identificar problemas e aplicar as ferramentas técnicas y metodológicas disponíveis nesse âmbito. Trata da alocação de recursos e a avaliação de programas e projetos em processos socioeconômicos concretos.

Gestão e Avaliação de Espaços Naturais Protegidos
Orientado a melhorar o rendimento dos planos de gestão de áreas protegidas, o curso revisa o planejamento, aplicação e avaliação dos planos existentes. Também se propõe a elaborar novos instrumentos de gestão a partir de estudos de caso e do aprendizado orientado a projetos.

Comércio agrícola internacional. OMC e Negociação Multilateral
O curso aborda a atualidade dos acordos da Organização Mundial de Comércio (OMC), as negociações multilaterais e a sua influência sobre a agricultura e as políticas agrárias na América Latina, tendo como pano de fundo o impasse na liberalização do comércio que persiste desde a Rodada de Doha.

Curso específico para jornalistas (inscrições até quatro de janeiro de 2008):

Primeiro curso para comunicadores sociais sobre as políticas contra a fome na América Latina e Caribe
O curso dá aos jornalistas a oportunidade de se familiarizem com os conceitos relacionados à segurança alimentar e nutricional e o direito à alimentação e entender melhor as políticas públicas de combate à fome implantadas região. O objetivo é que esse conhecimento ajude-os a informar melhor o público

Todos os cursos FODEPAL custam US$150 por pessoa, mas são oferecidos descontos. No caso de convênios institucionais, por exemplo, o preço cai para US$90 por pessoa. Mais informações sobre os descontos estão disponíveis em:
http://www.fodepal.org/Cursos/incentivo_por.htm

Além dos cursos à distância, a FODEPAL também promove outras atividades como seminários e reuniões de expertos e mantém comunidades virtuais que permitem a interação entre profissionais ibero-americanos sobre temas como comércio agrário internacional, avaliação ambiental e e-learning.

Para mais informações sobre os cursos e como se candidatar, acesse:
http://www.fodepal.org/Cursos/cursnvo_por.htm

Ou escreva para RLC-fodepal@fao.org

Contatos:
Rodrigo Miño
FODEPAL - Santiago, Chile
Telefone: +56 2 337 2251
rodrigo.mino@fao.org

Lucas Tavares
Assessoria de Imprensa do Escritório Regional da FAO - Santiago, Chile):
Telefone: +56 2 337 2314
lucas.tavares@fao.org

Isabela Dutra
Assessoria de Imprensa da Representação da FAO no Brasil
Telefone: +61 3038 2270
isabela.dutra@fao.org

Fonte: Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe

0 Comments: